Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Ameaça de reviravolta

Magno Martins, | seg, 12/05/2014 - 07:54
Compartilhar:

A política é por si só muito dinâmica. Muda como as nuvens, já dizia Magalhães Pinto. Faltando menos de um mês para o inicio das convenções partidárias, Eduardo e Aécio, candidatos ao Planalto, arranham as relações e põe em risco o acordo pelo qual o PSDB apoia o candidato do PSB a governador de Pernambuco e a legenda tucana retribui a generosidade não lançando postulante ao Governo de Minas.

Aécio não gostou das declarações da vice de Eduardo, Marina Silva, de que seria um grande derrotado no segundo turno. No mesmo petardo, a ex-senadora sinalizou que não apoiaria o tucano no segundo turno, caso Eduardo não chegasse lá.

Para engrossar o caldo, o ex-ministro Fernando Bezerra, candidato a senador na chapa de Paulo Câmara (PSB), passou a impressão de que teria o mesmo raciocínio de Marina, com um complicador: teria sido mais explícito num alinhamento ao PT, no segundo turno.

As declarações levaram o presidente estadual do PSDB, Bruno Araújo, a sair da toca e ameaçar com a candidatura do deputado Daniel Coelho a governador. Ex-aliado de Marina, Coelho disputou a eleição para prefeito do Recife em 2012 e por pouco não provoca um segundo turno, quebrando a polarização de Geraldo com o PT, que lançou Humberto Costa, e ficando em segundo lugar, deixando o petista para trás.

O acordo PSB-PSDB em Pernambuco foi celebrado pelo ex-presidente Sérgio Guerra, falecido há dois meses, e vem sendo cumprido por Bruno. O dirigente tucano passará, a partir de agora, a seguir o que for determinado por Aécio, não tendo autonomia para decidir pelo caminho da autonomia no Estado.

Se o candidato tucano ao Planalto der o sinal verde para uma candidatura própria no Estado, Bruno já tem a sinalização de que Daniel topa o sacrifício. Na verdade, Daniel sonha 24 horas acordado para disputar o Governo do Estado.

Não tem chances de chegar lá, mas a disputa dá a ele visibilidade para tentar viabilizar, dois anos depois, o seu desejo de voltar a concorrer à Prefeitura do Recife, desta feita mais robusto.

OBRA INACABADA – De concreto mesmo, a presidente Dilma vai entregar amanhã em Cabrobó e em Jati (CE) uma estação de bombeamento da Transposição do São Francisco, porque nenhuma etapa do projeto está concluída, conforme o próprio ministro da Integração, Francisco Teixeira, esclareceu, ontem, ao ser forçado a comentar o trajeto da chefona pelo Nordeste.

Figueiredo de saia – Do publicitário Marcelo Teixeira ao analisar as últimas pesquisas de intenção de voto na corrida presidencial: “Na eleição de 2010 eu dizia que Dilma parecia com aquelas diretoras de presídio feminino dos filmes americanos. Hoje, a aparência é a mesma e a gerentona que Lula vendeu aos brasileiros foi uma propaganda enganosa. Na verdade, ela é o general Figueiredo do PT de saia”.

O impostor – Na sua passagem por Serra Talhada, o candidato do PTB a governador, Armando Monteiro, bateu duro em Paulo Câmara (PSB). “Ele (Câmara) não conhece a realidade do interior. É um rapaz que atuou sempre na burocracia da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Administração. Foi treinado para cobrar imposto e cobrar muito imposto dos pequenos. Eu trabalho em outra direção, de reduzir a carga tributária”, disse.

O nono - O presidente do PSDB de Minas, Marcus Pestana, não gostou dos ataques de Eduardo ao Governo Aécio. Ele contesta comparação do candidato do PSB quando se referiu à área da educação. “Quantidade não é qualidade. Pernambuco investiu mais no ensino médio, mas Minas é o terceiro do ranking e eles, o nono”, desabafou.

Colado em Bruno - Ao comentar o estremecimento das relações do PSB com o PSBB no plano nacional, que podem provocar o distanciamento de Eduardo e Aécio em Minas e Pernambuco, o prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre (PSDB), entende que acordo político tem que ser cumprido e acompanha a decisão que o presidente estadual tucano, Bruno Araújo, vier a tomar, inclusive candidatura própria a governador.

CURTAS

DESCONTENTAMENTO – Do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ao observar a tendência do eleitor por anular o voto na corrida presidencial: “A preferência nas pesquisas pelo voto nulo, pelo voto em branco, é uma tragédia nacional! É o descontentamento com as lideranças políticas”.

PÉ NA ESTRADA - Sigo, hoje, para Cabrobó, para acompanhar, amanhã, a visita de Dilma às obras da Transposição. Na quarta, aproveito a estada no Sertão para lançar meu livro em Custódia, evento marcado para o auditório da Secretaria de Educação. Na quinta, participo da Bienal do Livro de Garanhuns e na sexta-feira, encerrando a maratona, lanço Reféns da Seca em Bezerros, às 16 horas, como parte das comemorações de aniversário da cidade.

Perguntar não ofende: Se o PSDB lançar a candidatura de Daniel Coelho para governador quem o partido escolherá para o Senado?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando