Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O cenário político de 2016 em Jaboatão começa a se desenhar

Edmar Lyra, | seg, 04/05/2015 - 09:21
Compartilhar:

Faltando 17 meses para as eleições municipais de 2016, o quadro político em Jaboatão dos Guararapes começa a se desenhar. Com o prefeito Elias Gomes (PSDB) fora da disputa, já que foi reeleito, surgem nomes dentro da sua base como também gente da oposição. Pelo PSDB desponta como pré-candidata a secretária Conceição Nascimento, que pode ser o Paulo Câmara de Elias Gomes em Jaboatão. Também com chances surge o vice-prefeito Heraldo Selva (PSB) que trabalha pela indicação de Elias como candidato. 

No campo da oposição o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) se movimenta para a disputa caso Elias não apóie Heraldo. Além dele existem outros  nome em oposição ao prefeito como Adelson Veras, Edmar de Oliveira, Joel da Harpa, Humberto Barradas, Fernando Gordinho e Cleiton Collins, todos com raízes no município que tentam viabilizar um projeto majoritário. 

A grande novidade da disputa pela prefeitura da segunda maior cidade de Pernambuco pode ser o deputado federal Anderson Ferreira (PR), que além de ser o quinto federal mais votado de Pernambuco alcançou quase 20 mil votos apenas em Jaboatão. Representando um grupo político muito forte, Anderson teria o respaldo do segmento evangélico para viabilizar um projeto majoritário. Em 2014 obteve mais de 150 mil votos para a Câmara dos Deputados, quase triplicando sua votação em relação a 2010, quando conquistou seu primeiro mandato.

Ainda tem muito jogo pela frente até as convenções em junho de 2016, mas as articulações em Jaboatão dos Guararapes seguem a pleno vapor, sobretudo após a boa gestão que Elias Gomes realizou no município, atraindo agora o interesse de inúmeros políticos em governar a cidade a partir de janeiro de 2017.

Jorge Lemos - O secretário de Comunicação da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes Jorge Lemos reuniu ontem vários amigos na comemoração do seu aniversário. Além do deputado federal Betinho Gomes (PSDB), estiveram presentes o deputado estadual Ricardo Costa (PMDB) e várias personalidades da política e da comunicação pernambucana.

Mudança - Gustavo Negromonte e Izabel Urquiza podem estar de malas prontas para sair do PMDB. Isso porque eles optaram por apoiar a candidatura de Felipe Carreras (PSB) em detrimento da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB). O clima azedou de vez na relação dos jovens políticos com a cúpula estadual do PMDB. 

Marco Maciel - Pegou muita gente de surpresa a revelação de que o ex-vice-presidente da República Marco Maciel estaria sofrendo com Alzheimer e Parkinson. Porém, esta informação já é antiga e circula há muito tempo no meio político. As pessoas evitaram comentar para não constranger a família do ex-vice-presidente.

Alvo - A fusão entre PSB e PPS tem como objetivo se contrapor ao projeto de perpetuação do poder por parte do PT. O grande passo dos dois partidos após a fusão será a candidatura de Marta Suplicy em São Paulo. Se lograr êxito na maior capital do país e desbancar o prefeito Fernando Haddad, o PT dará um torpedo gigante nos planos do PT.

RÁPIDAS 

Minas Gerais - Foi realizada uma pesquisa em Minas Gerais sobre a eleição presidencial pelo instituto Sensus. No levantamento Aécio Neves apareceu com 79% contra 21% de Dilma Rousseff. Foi por causa de Minas que Aécio perdeu a eleição para presidente. Pelo visto os mineiros se arrependeram da escolha.

Troco - A base aliada de Dilma Rousseff está se preparando para dar o troco ao PT e à CUT por ter sido hostilizada quando votou a favor do PL 4330 que trata das terceirizações. A rebordosa será na votação das Medidas Provisórias 664 e 665 que tratam do ajuste fiscal e modificam a pensão por morte, o auxílio-doença e o seguro-desemprego. 

Inocente quer saber - A presidente Dilma Rousseff menosprezou o PMDB na formação do seu ministério? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando