Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Pedro Corrêa envolve Lula no escândalo da Petrobras

Edmar Lyra, | qua, 13/05/2015 - 06:44
Compartilhar:

Desde que estourou a bomba do mensalão que o núcleo corrupto do Brasil vem preservando a imagem do ex-presidente Lula. No auge das denúncias de Roberto Jefferson, Lula chegou a afirmar que não sabia de nada do que vinha acontecendo em seu governo, como se isso fosse possível. A tese difundida por Lula e pelo PT ganhou as ruas e garantiu mais três eleições presidenciais ao Partido dos Trabalhadores.

Até o presente momento, apesar de todo mundo que tenha o mínimo de discernimento e informação saber que não tinha a menor condição de Lula estar completamente isento deste mar de lama que o Brasil se envolveu, não tinha havido nenhuma denúncia formal que envolvesse o ex-presidente, porém a situação mudou com o depoimento do ex-deputado Pedro Corrêa, que foi preso no Mensalão e agora está novamente preso graças ao Petrolão. 

Pedro Corrêa afirmou que foi o próprio Lula que escolheu Paulo Roberto Costa para comandar a diretoria de abastecimento da Petrobras. Em Curitiba, ouvido por parlamentares da CPI da Petrobras, Corrêa foi enfático: “só não prenderam Lula porque ninguém tem coragem”.

As declarações de Pedro Corrêa evidenciam o que todo mundo já sabia. Lula não só sabia dos esquemas de corrupção em seu governo, como também era quem indicava pessoas para cargos importantes no governo e em postos-chave da república como a Petrobras.

Ficou evidente que Lula e o PT queriam condenar a eventual venda da Petrobras nos governos do PSDB não com o objetivo nacionalista que tanto disseminaram, mas sim para aparelhar a maior estatal do país e fazer negócios escusos com ela.

Como Pedro Corrêa falou, é muito difícil que tenham coragem de prender o ex-presidente Lula, mas que ele tem culpa no cartório é óbvio, isso é tão claro quanto dois mais dois é igual a quatro. 

Fachin - O jurista Luiz Edson Fachin foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado ontem. Depois de mais de dez horas de sabatina, Fachin teve seu nome aprovado por 20 votos a 7. Agora sua indicação será votada em plenário, marcada para o dia 17. Porém, foi aprovado regime de urgência e a indicação pode ir hoje ao plenário do Senado. 

BNDES – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem a Medida Provisória 663 que eleva o estoque de dinheiro repassado pelo Tesouro para que o BNDES empreste a taxas subsidiadas. A Câmara aprovou também uma emenda do PDT que destina 30% deste valor para as regiões Norte e Nordeste. O resultado foi considerado uma derrota para o Planalto, porque tanto o PT quanto o PCdoB votaram contra o aumento de repasses para o Norte e o Nordeste por orientação do governo. 

Diogo Moraes - O deputado Diogo Moraes (PSB) que também é primeiro-secretário da Alepe, apresentou um projeto de Lei que obriga os estabelecimentos a estipularem o valor do couvert artístico, bem como deixar isso a mostra aos seus clientes. Para Diogo, muitos estabelecimentos estão obrigando os clientes a pagarem o couvert sem o aviso prévio, por isso ele propõe a regulamentação. 

Taxação - O deputado Mendonça Filho, líder do Democratas na Câmara dos Deputados, chamou a atenção a um dos itens da Medida Provisória 664 que prevê a taxação de 8% de INSS sobre o valor do seguro-desemprego. Para Mendonça, não basta mexer no seguro-desemprego e no abono salarial, Dilma quer taxar até o desempregado. 

RÁPIDAS

Perversidade - O deputado Daniel Coelho (PSDB) chamou a MP 664 que será votada hoje no plenário da Câmara dos Deputados de perversa porque mexe com a concessão de pensão por morte e auxílio-doença, prejudicando a ponta mais frágil da sociedade que é composta por beneficiários do INSS.

Mandato - Com o aval do diretório nacional, a executiva estadual do PT em São Paulo decidiu requerer na Justiça Eleitoral o mandato da senador Marta Suplicy. O pedido foi aprovado por unanimidade e deverá ser protocolado no TSE na próxima semana. 

Inocente quer saber - O gabinete do deputado Edilson Silva virou abrigo de funcionários públicos que não querem trabalhar em seus órgãos de origem? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando