Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Alckmim e Aécio disputam indicação do PSDB para 2018

Edmar Lyra, | qua, 24/06/2015 - 22:45
Compartilhar:

Eles já disputaram a presidência da República uma vez cada, governaram dois estados importantes no cenário político brasileiro e hoje estão travando uma silenciosa disputa pela indicação do PSDB para disputar o Palácio do Planalto em 2018.

Cada um tem suas credenciais para a disputa. O senador Aécio Neves disputou as eleições no ano passado e conseguiu o melhor resultado de um candidato do PSDB numa eleição presidencial desde que Fernando Henrique Cardoso deixou a presidência em janeiro de 2013. Porém, tem sido muito cauteloso no embate com o PT e com a presidente Dilma Rousseff e isso tem frustrado parte dos seus 51 milhões de eleitores. 

Já o governador de São Paulo Geraldo Alckmin tem se preocupado em governar seu estado, mas não esquece do cenário político nacional. Aproveita inclusive o peso da sua caneta de governador para se movimentar com vistas a 2018. Fez assumirem os mandatos na Câmara dos Deputados os suplentes Roberto Freire e José Luiz Penna, presidentes nacionais do PPS e do PV, respectivamente.

Alckmin também tem flertado frequentemente com o PSB, que é o partido do seu vice-governador Márcio França. Sinalizou apoio ainda que velado à candidatura de Marta Suplicy a prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem pelo mesmo PSB.

Aécio tem os votos, enquanto Alckmin tem os partidos e a vitrine de governar o estado mais importante do Brasil. A disputa será dura pela indicação do PSDB rumo ao Planalto. Cada um jogará com as armas que possui a fim de chegar mais cacifado para desbancar o PT depois de quatro derrotas consecutivas.

Lançamento - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro lança hoje em Brasília o Plano Nacional de Exportações. A cerimônia será no Palácio do Planalto e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. 

Adiou - O ministro das Cidades Gilberto Kassab mudou a data da agenda que teria hoje em Caruaru para a próxima sexta-feira. Kassab será acompanhado pelo governador Paulo Câmara na audiência que terá com o prefeito José Queiroz na sede da prefeitura. 

Cruzeiros - Há três anos fora da rota de Cruzeiros Marítimos, o Arquipélago de Fernando de Noronha poderá voltar a recebê-los ainda este ano. O administrador da Ilha teve reuniões com investidores, que buscarão as licenças obrigatórias para começar a operar em novembro. 

Arcoverde - O município de Arcoverde, no Sertão, receberá uma unidade do IFPE. O termo de cooperação técnico-científico entre o município e a unidade foi assinado na última segunda-feira. O empreendimento tem o DNA do senador Fernando Bezerra Coelho, que articulou sua atração para o município.

RÁPIDAS 

Apoio - Na visita que fará a Pernambuco na próxima sexta-feira, o ministro Gilberto Kassab se reunirá com o prefeito do Recife Geraldo Julio. Na ocasião haverá o anúncio do apoio do PSD à reeleição do prefeito. 

Concurso - O vereador Marcos Menezes (DEM) decidiu realizar um concurso sobre o ônibus mais ornamentado do São João 2015. O vencedor ganhará R$ 1.000,00. O resultado sai no dia 30 e o valor será pago com recursos próprios do vereador.

Inocente quer saber - Depois do PSD anunciar apoio à reeleição de Geraldo Julio, o PMDB de Jarbas Vasconcelos fará o mesmo? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando