Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Silvio Costa virou tendência no Congresso Nacional

Edmar Lyra, | qui, 06/08/2015 - 08:09
Compartilhar:

Nas redes sociais quando alguém ou algum assunto ganha repercussão, dizemos que virou tendência. Essa tendência pode ser momentânea ou durar um bom tempo. Desde que chegou à Câmara dos Deputados em janeiro de 2007 pelo PMN, Silvio Costa sempre foi considerado um deputado do chamado baixo-clero. Naquela época ele havia sido eleito como suplente, pouco tempo depois acabou sendo efetivado.

Nas eleições de 2010, já no PTB Silvio obteve significativa votação e já foi visto com um outro olhar pela mídia nacional, chegando a figurar listas entre os 150 cabeças do Congresso Nacional, mas ainda distante da famosa lista do DIAP, que divulga os 100 melhores deputados e senadores do Congresso.

Nas eleições de 2014, Silvio precisou sair do PTB no intuito garantir mais um partido para Armando Monteiro, que disputaria o governo de Pernambuco, e assumiu a presidência estadual do PSC. Chegou a ter sua reeleição para a Câmara Federal posta em dúvidas, mas os 103.461 votos garantiram-lhe mais quatro anos em Brasília.

E foi na atual legislatura que Silvio Costa chegou ao seu ápice político. Foi nomeado vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, mas age como se fosse líder de fato. O governo está enfraquecido, mas Silvio Costa não tem medo de defender com unhas e dentes aquilo que acredita. Muito o consideram como alguém desajustado emocionalmente, mas na realidade ele utiliza como poucos a inteligência que possui, sabendo ocupar um espaço que ninguém estava disposto a ocupar.

Silvio Costa faz hoje de um limão extremamente azedo - defender um governo impopular - uma limonada bastante doce. A partir desta sua postura, nada acontecerá pelo Congresso sem passar pelo seu conhecimento ou sem antes ouvir sua opinião. De uma vez por todas o deputado Sílvio Costa virou tendência na política brasileira.

Educação - Seis escolas públicas de Pernambuco estão entre as dez melhores do Brasil no ENEM. O ex-governador Eduardo Campos recebeu o estado com algumas escolas em tempo integral e praticamente universalizou o ensino integral. O resultado não poderia ser outro. A educação foi um dos maiores legados do ex-governador, falecido em 2014.

Homenagens - A semana que vem será repleta de homenagens ao ex-governador Eduardo Campos, segunda-feira haverá uma comemoração simbólica do seu aniversário de 50 anos na Arcádia do Paço Alfândega, já na terça-feira a Alepe realizará uma sessão solene por solicitação do deputado Lula Cabral.

Caruaru - A Capital do Forró receberá uma unidade do Hotel Ibis Internacional, com investimentos na ordem de R$ 24 milhões. O empreendimento gerará 438 empregos, terá 153 apartamentos e 75 vagas de garagem, colocando Caruaru na rota dos melhores hotéis do mundo.

Rodrigo Janot - O Procurador Geral da República Rodrigo Janot foi escolhido pelos membros do Ministério Público Federal para ocupar o cargo por mais dois anos. Ele recebeu 799 votos e deverá ser reconduzido pela presidente Dilma Rousseff para o posto. Além disso terá que passar por uma sabatina no Senado.

RÁPIDAS

PDT - A bancada do PDT na Câmara dos Deputados, composta por 19 parlamentares, decidiu abandonar a base do governo Dilma Rousseff. A informação foi dada pelo líder da bancada deputado André Figueiredo (CE).

Romário - O senador Romário (PSB/RJ) conseguiu provar que o extrato bancário de uma conta na Suíça divulgado pela Revista Veja é falso. Ele afirmou ontem no Twitter que processará a revista, que chamou de sem credibilidade.

Inocente quer saber - Aline Mariano estaria de malas prontas pra se filiar ao PSB? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando