Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

G-11 tenta derrotar Duque

Magno Martins, | qua, 04/11/2015 - 08:39
Compartilhar:

Segundo maior colégio eleitoral do Sertão, Serra Talhada, a 400 km do Recife, vive, hoje, um cenário de indefinição em relação ao candidato que vai polarizar a disputa com o prefeito Luciano Duque (PT), já em campanha pela reeleição. O bloco de oposição criou, recentemente, o G-11, sob a liderança do secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira.

 

E trabalha diuturnamente para construir uma candidatura consensual. Adversário de Duque na eleição passada, Sebastião é carta fora de baralho, porque, como já reiterou por diversas vezes, não tem projeto para disputar mais uma vez a Prefeitura de sua terra natal. O secretário, entretanto, não abre mão da cabeça de chapa para o PR. Entre os nomes filiados à legenda, o médico Sávio Fonseca, mais conhecido como Doutor Fonseca.

Nas eleições de 2012, Doutor Fonseca compôs a chapa de Sebastião como vice. Estava filiado ao PTB, mas recentemente ingressou no PR e é visto como um pré-candidato em potencial. Já se fala, inclusive, que sua companheira de chapa seria Socorro Brito, esposa do ex-prefeito Carlos Evandro se este não vier a disputar.

Embora a Câmara de Vereadores tenha votado contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado recomendando a rejeição das suas contas de 2006, Carlos Evandro ainda tem duas contas rejeitadas que o deixam, portanto, inelegível. Mas ele diz que está recorrendo e afirma ter esperanças e chances de reverter, abrindo a janela para entrar na disputa municipal.

Fora do G-1, numa espécie de terceira via, corre o radialista Marquinhos Dantas, filiado ao Solidariedade, esposo da vice-prefeita Tatiana Duarte, eleita pelo PSC, rompida com o prefeito e agora militando no SD. O médico Nena Magalhães, principal liderança do PSDB em Serra, também admite sua candidatura na tentativa de emplacar a chamada terceira via, para quebrar a polarização PT x PR no município.

Quanto a Luciano Duque, que intensificou articulações para ampliar o seu palanque, o fato mais positivo para ele foi ter assumido o controle de mais uma legenda, o PSD, entregando à presidência ao pai João Duque, e filiando três vereadores. O que se diz na cidade é que o PSD seria um plano B para o prefeito, caso em abri, prazo final para a troca de partido, o PT esteja numa posição de desconforto e desgaste.

OPOSIÇÃO NO INTERIOR– A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai retomar a agenda de cobranças e fiscalização das obras em andamento por parte do Governo do Estado. As inspeções, que já aconteceram na Região Metropolitana, nas Zonas da Mata Norte e Sul, além do Agreste, serão realizadas a partir do próximo dia 19, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Os detalhes da fiscalização foram definidos ontem pela bancada e terão foco nas áreas dos serviços de saúde e educação.

Defesa pelo Sertão em último ato – Cinco dias antes de falecer, o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) entregou sugestões ao governador Paulo Câmara para impulsionar a área irrigada do Sertão. Em depoimento, ontem, no programa Frente a Frente, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), filho de Osvaldo, disse que as orientações do pai foram tão enfáticas, como ele costumava agir, “que pareciam que ele estava se despedindo”.

Justificando o injustificável– O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse, ontem, que irá provar no Conselho de Ética que não faltou com a verdade. A declaração foi dada horas após o conselho instaurar processo para investigar se Cunha cometeu quebra de decoro parlamentar por não ter declarado à Justiça Eleitoral ter contas bancárias na Suíça atribuídas a ele e a parentes. Segundo a Procuradoria Geral da República, documentos enviados pelo Ministério Público suíço confirmam a existência dessas contas.

Marketing eleitoral – A capital pernambucana sedia próximo dia 18 deste mês, o primeiro Encontro Nacional de Marketing Eleitoral, com o tema:  Estratégias de marketing digital para campanhas eleitorais - entendendo o novo eleitor e as redes sociais. O evento é uma promoção da Psiu Produções e Ponte Criativa e será realizada no Hotel Grand Mercury Recife Atlante Plaza, na Avenida Boa Viagem, com início às 10h. As inscrições vão até do dia 17 de novembro, com vagas limitadas e estão disponibilizadas exclusivamente pela internet, através do site: www.com.br/mkteleitoralrecife.

Homenagem de adversário– Adversário da família em Petrolina, o deputado Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, ontem, para homenagear o ex-deputado Osvaldo Coelho. “Foi uma pessoa que se preocupou não apenas com o Vale do São Francisco, mas do Nordeste. Levou para Petrolina a Univasf e projetos de irrigação que contribuíram para o desenvolvimento da região”.

CURTAS 

JUMENTO– As empresas Niagro e Timbaúba, do segmento agrícola em Petrolina, se tornaram parceiras do Parque Ecológico de Proteção ao Jumento, localizado em Lagoa Grande, a 60 Km de Petrolina. O Parque, idealizado pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT), em parceria com o Instituto Qualyvida, completou, ontem, dois anos de atuação na proteção à vida de condutores e animais nas estradas do Sertão.

ALÔ, CAMARAGIBE! – Na minha agenda de lançamentos dos livros Reféns da seca e Perto do coração, estarei, hoje, em Camaragibe, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Amanhã, será a vez de Caruaru, na Associação Comercial e Industrial, no mesmo horário, antecedido por um debate sobre a conjuntura nacional com o senador Douglas Cintra e o publicitário José Nivaldo Júnior. Petrolina, na sexta-feira, está marcado no restaurante Da Vila, às 19 horas.

Perguntar não ofende: O Conselho de Ética da Câmara vai cassar Eduardo Cunha?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando