Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O PT em cima do muro

Magno Martins, | qua, 11/11/2015 - 09:58
Compartilhar:

O PT não sabe o que quer, nem mesmo em relação à cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O líder na Câmara, Sibá Machado (AC), disse, ontem, que os integrantes petistas no Conselho de Ética não terão que seguir orientação do partido no processo por quebra de decoro parlamentar que investiga Cunha. De acordo com Sibá, não haverá “enquadramento” da legenda aos deputados que fazem parte do colegiado.

“Os membros do Conselho de Ética têm mandato e não podem trabalhar sob pressão nem da bancada nem de ninguém. Eles têm que ir lá e cumprir a sua tarefa”, disse o parlamentar, após reunião de coordenação da bancada do PT na Câmara. Em reunião do Diretório do PT, no dia 29 de outubro, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, havia dito que os três membros indicados pela legenda para cadeiras no Conselho de Ética votariam no processo de Cunha conforme orientação da Executiva Nacional. 

“Lá [no Conselho de Ética] a bancada do PT votará unitariamente, sob orientação da Executiva Nacional”, disse Rui Falcão. Oficialmente, o PT não divulgou o posicionamento que defende. Segundo o blog apurou, orientação da sigla na Câmara é de não se posicionar de forma contundente até a votação do parecer do relator do processo no Conselho de Ética. "Temos que ficar apáticos", disse uma liderança petista.

O partido teme que ataques a Cunha prejudiquem a votação de projetos considerados essenciais para o ajuste fiscal do Governo, como a proposta de repatriação de recursos enviados ao exterior e o Orçamento de 2016. Outro temor é de que o presidente da Câmara decida autorizar a abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em retaliação a uma eventual defesa pelo PT do afastamento do peemedebista. 

Enquanto isso, defensores da saída de Cunha temem que o presidente da Câmara e o partido da presidente Dilma entrem em acordo pela preservação do mandato dos dois. Questionado sobre a posição de Falcão divulgada em outubro, Sibá Machado reforçou que os deputados petistas terão autonomia para votar a favor ou contra punições a Eduardo Cunha. “Não há enquadramento. Temos que saber que há uma forte pressão. Quem está lá sabe que vai trabalhar sob pressão. Mas não haverá enquadramento”, disse.

O Conselho de Ética da Câmara é formado por 38 parlamentares, entre os quais 21 titulares e 17 suplentes. Pela composição atual, o PT conta com três deputados titulares no conselho – Léo de Brito (AC), Valmir Prascidelli (SP) e Zé Geraldo (PA) – e dois suplentes – Assis Carvalho (PI) e Odorico Monteiro (CE). Os suplentes só têm direito a voto se os titulares estiverem ausentes. 

A ILUSÃO DE JORGE -  Socialista e arraesista histórico, o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, que perdeu o controle do PSB no município para o grupo do ex-governador João Lyra Neto, está inconsolável. Mas ainda alimenta a ilusão de que a direção estadual recue da decisão. “O presidente Sileno Guedes me disse que não existe nenhuma garantia de que Raquel será a candidata pelo PSB. E se em abril o partido decidir que a candidata não seja ela? Se a aliança com o PDT for mantida, ela fica no partido? São perguntas que precisam ser respondidas”, afirmou. 

Batendo no próprio presidente– Ao participar de uma audiência pública na Assembleia e defenestrar um programa do Governo Paulo Câmara, o deputado Daniel Coelho deu uma tremenda pisada de bola, batendo fortemente no presidente estadual da sua legenda, Antônio Moraes, pai da ideia. Ao ser advertido por um aliado de que a proposta seria tucana, o desinformado parlamentar ficou numa saia justa, sem saber o que dizer. 

Montanha de dinheiro– Responsável pela mobilização dos prefeitos para o protesto da última segunda-feira, o presidente da Amupe, José Patriota (PSB), assegura que os 184 municípios pernambucanos perderam mais de R$ 6 bilhões por conta das desonerações incidentes sobre a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), como a do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e da queda na arrecadação do Imposto de Renda. Os dois tributos são os maiores componentes do FPM.

Campeão em rejeição– Em Carpina, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB) aposta todas as fichas na candidatura a prefeito de Joaquim Lapa (PTB), ex-prefeito do município. Segundo ele, pesquisa em seu poder aponta que o pedetista seria eleito numa disputa polarizada com o deputado Manoel Botafogo (PDT). “Com rejeição beirando a casa dos 80%, o prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) é carta fora do baralho”, provoca o parlamentar, que vem fazendo o excelente trabalho no Congresso como relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). 

Tony Gel quer reza – Aos que tinham dúvida da candidatura do deputado Tony Gel (PMDB) a prefeito de Caruaru: ele já está agendando a confraternização de fim de ano antecipada com os seus aliados numa festa com todas as características para ser interpretada como o start do seu projeto de tentar voltar a governar a capital do forró mais uma vez. Será numa churrascaria de Caruaru com a presença do presidente estadual do PMDB, Raul Henry, e o deputado Jarbas Vasconcelos. 

CURTAS  

CULPA DA CRISE– Ao justificou os atrasos nos repasses do FEM aos municípios, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o País atravessa a pior crise dos últimos 80 anos, mas assegurou que não haverá fechamento de unidades de saúde e que irá pedir à bancada federal pernambucana o direcionamento de emendas parlamentares para solucionar a crise hídrica. Ele também afirmou que a liberação dos R$ 30 milhões referentes ao FEM acontecerá até o dia 25 deste mês.

ALÔ, BONITO! Estarei hoje em Bonito, no Agreste Setentrional, para o lançamento dos meus livros Perto do coração e Reféns da seca. A noite de autógrafos será na Câmara de Vereadores, às 19 horas. Amanhã, será a vez de Brejo da Madre de Deus, no mesmo horário, na Câmara de Vereadores e na sexta-feira Caruaru, na livraria Nobel, no Shopping Caruaru, também às 19 horas. 

Perguntar não ofende: O PT está mancomunado com Eduardo Cunha?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando