Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Pesquisas começam por Caruaru

Magno Martins, | qui, 21/01/2016 - 09:19
Compartilhar:

Com a intenção de realizar a melhor cobertura das eleições municipais, com diagnósticos rápidos e precisos das candidaturas em pelo menos 20 municípios, este blog fechou, ontem, mais uma parceria com o Instituto Opinião, de Campina Grande. E para os que estão ansiosos, um aviso: os levantamentos não vão demorar. Até o final do mês já traremos a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito.

O município escolhido foi Caruaru, a 124 km do Recife, onde o prefeito José Queiroz (PDT), já reeleito e no final do seu segundo mandato consecutivo, tem pela frente o desafio de eleger o sucessor, cujo nome está nas mãos do governador Paulo Câmara. Após o Carnaval, Queiroz irá ao Palácio das Princesas comunicar que pode abrir mão da cabeça de chapa para o PSB.

Com a ressalva, vale destacar, que o nome da deputada Raquel Lyra não seja levado em consideração. Ao governador, o prefeito oferecerá o nome do seu vice, o ex-deputado Jorge Gomes, liderança histórica do partido, de relações estreitas com o arraesismo. Ali, as forças governistas, hoje divididas, dificilmente estarão dispostas a construir um palanque único.

A princípio, o acordo com o Opinião envolve 20 municípios, a maioria na Região Metropolitana, mas o Sertão, Agreste e Zona da Mata também estarão presentes, através dos seus principais municípios. Isso não significa que os demais, não menos importantes, não sejam agregados, da mesma forma como se deu nas eleições de 2012, quando tivemos a primeira parceria em pesquisas. 

O presidente do instituto paraibano, Joaquim Braga, que atua há 22 anos no mercado, com pesquisas em vários Estados do Nordeste, principalmente Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem conceito e credibilidade. Não escolhi o Opinião por acaso. O instituto, sediado na Rua Luiz de Melo, 220, no bairro da Prata, em Campina Grande, com uma super estrutura, composta por estatísticos, pesquisadores e tabuladores. 

Por isso mesmo, suas pesquisas quando voltam de campo chegam ao conhecimento do grande público numa invejável velocidade. O Opinião tem conceito, bagagem e uma larga experiência em todos os tipos de pesquisas, com destaque para as eleitorais.

“Estamos no mercado há mais de 20 anos e primamos pela credibilidade”, diz o estatístico Joaquim Braga, que embora tenha criado um grande exército ao seu redor, mantém, no dia a dia, a preocupação de, a cada pesquisa, ele próprio, checar todos os questionários e tabulações, para que os resultados saiam com a sua marca da precisão.

Fico muito feliz e confiante na renovação da nossa parceria, que une dois Estados comuns, porque Joaquim nos deu a oportunidade de repetir, dois anos depois, em 2014, uma aliança que nos proporcionou grandes resultados nas eleições para governador de Pernambuco. 

CONTESTAÇÃO –Os advogados das famílias do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela da Cunha, que comandavam o avião no qual morreu o então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, contestaram as conclusões do documento apresentado pelo Cenipa e apresentaram um relatório alternativo sobre o que teria causado o acidente. O comandante Carlos Camacho, especialista em acidentes aéreos que trabalha no caso, defende que houve falha no sensor de velocidade, cuja função é posicionar o estabilizador horizontal da aeronave. 

Oposição e crise – A oposição em Caruaru faz marcação cerrada no prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), que convocou a Câmara de Vereadores para votar o novo salário mínimo, o aumento de 8,5% para os médicos a autorização para venda de um bem público: um terreno pertencente à escola Álvaro Lins, avaliado em R$ 21 milhões. Em tempos bicudos, Queiroz está tentando saídas econômicas. A oposição estranha, entretanto, que seu discurso seja sustentado em cima da tese de que a crise passa longe da sua gestão. 

Constrangimento – Causou constrangimento no Palácio do Planalto a decisão da Justiça Federal de autorizar o depoimento da presidente Dilma como testemunha de um dos réus da Operação Zelotes, o empresário Eduardo Valadão, relata de Brasília o jornalista Gerson Camarotti. A notícia causou incomodo no Governo. Dilma não é alvo da investigação que apura suspeita de pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.

Zeca testa seus preferidos – Na tentativa de resgatar o controle da Prefeitura de Arcoverde, hoje nas mãos da prefeita Madalena Brito (PSB), com quem rompeu, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) testa em pesquisas o potencial de três possíveis candidatos: Nerianny Cavalcanti, sua esposa, o deputado estadual Júlio Cavalcanti, seu irmão, e o também deputado Eduino Brito (PHS), que não pertence ao seu grupo, mas com quem admite fechar um entendimento. 

Lucas pode disputar pelo PSB – Pré-candidato a prefeito de Petrolina, o deputado estadual Lucas Ramos acabará viabilizando seu projeto eleitoral sem a necessidade de deixar o PSB. A mudança se abre no horizonte com a filiação do deputado Odacy Morim, hoje no PT, ao PDT. Se este vier a se compor com o grupo do senador Fernando Bezerra Filho, o PSB estadual ficará muito à vontade para aprovar bancar Lucas, até porque o deputado Miguel Coelho, filho do senador, que deseja entrar na disputa, se aliaria, consequentemente, a Odacy. 

CURTAS  

ENGAJAMENTO – De passagem, ontem, por Abreu e Lima, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que faz um périplo por todas as regiões do Estado, saiu animado com o projeto de reeleição do prefeito Pastor Marcos (PSB). Na conversa com ele e lideranças aliadas, prometeu se engajar efetivamente na campanha do socialista. 

DERROTADO – O vereador Augusto Carreras foi voto vencido, ontem, na reunião da executiva do Partido Verde, que aprovou, ao final, o projeto de candidatura própria no Recife. Primeiro-secretário da Câmara, Carreras defendeu o apoio do PV à reeleição do prefeito Geraldo Júlio (PSB). 

Perguntar não ofende: Além dos canavieiros, quais segmentos pretendem vaiar a presidente Dilma hoje no Recife? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando