Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Lula garante frente política para João Paulo no Recife

Edmar Lyra, | qua, 13/07/2016 - 10:00
Compartilhar:

João Paulo nunca foi um político do agrado de Lula e muito menos gozou da intimidade que o senador Humberto Costa e o ex-governador Eduardo Campos sempre tiveram com o ex-presidente, mas João Paulo é aquele tipo de jogador que só entra em bola dividida, nunca numa situação de aparente tranquilidade. Foi assim em 1992 quando disputou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e em 1996 quando disputou a prefeitura do Recife, acumulando duas derrotas majoritárias. Também foi assim em 2000, quando Roberto Magalhães era favoritíssimo e nenhum petista estava disposto a ir pro sacrifício, mas João Paulo acabou vencendo uma disputa improvável, se reelegendo em 2004 e elegendo o sucessor em 2008.

Nas eleições de 2006 era o nome natural para disputar o governo de Pernambuco, pois gozava de prestígio e elevada aprovação da sua gestão no Recife, mas acabou tendo que ceder a cabeça de chapa do PT para Humberto Costa, que por muitos anos foi seu adversário dentro do próprio partido. Depois da briga com João da Costa, o seu sucessor, João Paulo era o candidato natural do partido a disputar a prefeitura em 2012 com a retirada do seu desafeto, mas mais uma vez teve que engolir a indicação de Humberto Costa, e dividir a chapa com ele sendo candidato a vice-prefeito, o PT achava que poderia ganhar aquela eleição, por isso indicou Humberto, que mais uma vez amargou uma derrota majoritária.

Quando havia chance de vitória garantida para o Senado em 2010, João Paulo teve que se contentar em disputar um mandato de deputado federal, abdicando de mais uma majoritária em prol de Humberto, que disputou a eleição no filé. Já em 2014, quando havia um cenário claro de que a Frente Popular tinha plenas chances de vitória, João Paulo foi escalado para uma inglória disputa pelo Senado contra Fernando Bezerra Coelho. João Paulo amargaria a sua terceira derrota majoritária encabeçando uma chapa.

Como a maré não está pra peixe, João Paulo é novamente escalado para uma disputa dificilima, pois o desgaste do PT é descomunal e inexoravelmente prejudicará o desempenho dos candidatos do partido nas eleições municipais deste ano. Pelo menos dessa vez, Lula entrou no circuito para não deixar o "aliado" isolado, como era o que estava se desenhando. Fez um apelo pessoal ao deputado Silvio Costa Filho, que detinha o apoio de quatro partidos, para que ele apoiasse a postulação do petista, sendo candidato a vice-prefeito, Silvio acabou aceitando. Segundo lugar nas pesquisas empatado tecnicamente com o prefeito Geraldo Julio, João Paulo passa a ter aproximadamente 2 minutos e 20 segundos no guia eleitoral, segundo maior tempo, perdendo apenas para o atual prefeito que ficará com cerca de 4 minutos.

A expectativa do PT é que João Paulo não seja dragado pelo desgaste que tomou conta do partido, o que não será tarefa fácil para o ex-prefeito, que mais uma vez entra numa fogueira para tentar voltar a governar a capital pernambucana.

Tempo - Considerando a distribuição do tempo de televisão dos candidatos a prefeito tendo por base as possíveis coligações, o prefeito Geraldo Julio (PSB) terá cerca de 4 minutos e meio, João Paulo (PT) 2 minutos e 20 segundos, Daniel Coelho (PSDB) 1 minuto e 15 segundos, Priscila Krause (DEM) 40 segundos, Carlos Augusto (PV) e Edilson Silva (PSOL) 20 segundos cada. O guia eleitoral terá dez minutos e será veiculado de segunda a sábado, duas vezes ao dia.

Protesto -  O ex-presidente Lula foi surpreendido pelo Vem Pra Rua Recife durante sua passagem por Carpina. O personagem Pixulecão o aguardava na entrada principal da cidade. Enquanto esperava pela chegada de Lula, o boneco foi a atração do município. Muitos carros paravam para fotografar o ilustre visitante e parabenizar os membros presentes do Vem Pra Rua Recife em Carpina.

Sede - Na tarde de ontem, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, esteve reunido com o desembargador Leopoldo Raposo, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para tratar sobre a renovação da cessão da sede provisória do TJPE, que funciona no antigo prédio da coletoria. Durante o encontro, o desembargador informou ao prefeito a licitação dos projetos complementares, que será seguida pela licitação da obra, dando início à construção da Câmara do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no terreno doado pela Prefeitura de Caruaru, localizado próximo ao Fórum Demóstenes Veras.

Internet - O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) apresentou uma emenda individual à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2017) visando a construção de cabo óptico submarino de Pernambuco a Fernando de Noronha. Serão mil quilômetros que fazem parte de um projeto de cabo entre Brasil e Europa e que teria essa extensão para retirar a ilha do isolamento digital. A proposta de conexão da ilha de foi bem recebida pelo governo de Pernambuco, que está disposto a apoiar investimentos para a sua realização. O cabo passará cerca de 60 km da ilha e será necessário apenas uma extensão para o local.

RÁPIDAS

Codevasf - Motivo de cobiça de muitos políticos pernambucanos, a superintendência da Codevasf em Petrolina acabou ficando nas mãos do senador Fernando Bezerra Coelho, que indicou Arivalter Cordeiro. A presidência nacional do órgão também ficará a cargo do PSB, que em breve indicará um nome. A nomeação do afilhado de FBC deve sair hoje no Diário Oficial da União.

Novidade - O ex-ministro da Saúde de Dilma Rousseff deputado Marcelo Castro (PMDB/PI) embolou o jogo da presidência da Câmara dos Deputados marcado pra hoje quando anunciou a sua postulação. Ele poderá quebrar a polarização entre Rogério Rosso (PSD/DF) e Rodrigo Maia (DEM/RJ) que estava se desenhando e derrotar um dos dois no segundo turno.

Inocente quer saber - Michel Temer aceitará perder o comando da Câmara dos Deputados para Marcelo Castro?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando