Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

João Paulo comete erro estratégico ao trazer Lula

Edmar Lyra, | qui, 22/09/2016 - 11:33
Compartilhar:

O ex-prefeito João Paulo tem conquistado um resultado surpreendente nas pesquisas eleitorais considerando o desgaste do PT, que está puxando para baixo todos os seus candidatos a prefeito nas capitais. Qualquer nome que fosse apresentado pelo partido em Recife certamente estaria patinando nas pesquisas. Mesmo com toda dificuldade se as eleições fossem hoje haveria um segundo turno entre João Paulo e Geraldo Julio de acordo com todas as pesquisas divulgadas até o presente momento.

O percentual de João Paulo se dá pela lembrança que o eleitor tem sobre sua gestão, que saiu extremamente bem-avaliada em 2008, quando permitiu ao PT quatro anos do sucessor de João Paulo, o então ex-secretário de Planejamento Participativo João da Costa. O saudosismo do recifense em relação a gestão de João Paulo permite 34% das intenções de voto do petista de acordo com o último Datafolha.

Esse resultado mostra que os votos de João Paulo são dele, que consegue penetrar em várias camadas sociais, e apesar da imagem do partido, o ex-prefeito tem a confiança de 1/3 do eleitorado recifense. Quando ele aceita uma caminhada com a presença do ex-presidente Lula, que virou réu na Operação Lava-Jato, João Paulo está se preocupando apenas com o eleitor que é petista em qualquer hipótese, e deixa de falar para a maioria dos recifenses.

Com o ato de hoje, que poderia ser evitado, João Paulo dificilmente conquistará um único voto, pois quem ainda admira e defende Lula, parcela mínima da sociedade, já está com o petista, enquanto a maioria que acha que Lula não tem nada de inocente nos escândalos que tem se envolvido, cuja parcela ainda se sente inclinada a votar em João Paulo, pode a partir de agora rever o voto.

O risco de perda de votos com esse ato é real, e João Paulo poderá com essa atitude perder preciosos pontos para Geraldo Julio, bem como incentivar o eleitor de Daniel Coelho e Priscila Krause a migrar ainda mais para o socialista com o objetivo de dizimar o candidato de Lula nas urnas. Definitivamente esta atitude de João Paulo poderá ser até aqui o maior erro da sua campanha.

Acerto – Em Ipojuca cuja eleição não existe possibilidade de dois turnos não havia motivos para que Romero Sales (PTB) e Gaúcho (PRB) ficassem até o fim da disputa com suas candidaturas. Com o objetivo de derrotar o atual prefeito Carlos Santana (PSDB), que faz uma gestão muito aquém do esperado, os dois candidatos entenderam que a única candidatura de Romero Sales era ideal para derrotar o atual prefeito, que se elegeu em 2012 contra o próprio Sales por uma diferença ínfima. Essa aliança consolida o favoritismo de Romero Sales na disputa do dia 2 de outubro.

Inelegível – Um advogado especialista em direito eleitoral acredita que o candidato a prefeito de Caruaru Delegado Lessa (PR) não conseguirá o registro definitivo pois recorreu da mudança do vice na chapa mas deixou o julgamento do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) transitar em julgado. Com isso o candidato poderá tentar recorrer das decisões da Justiça Eleitoral mas poderá ter seus votos desconsiderados.

Direito – O Delegado Lessa entrou com uma representação na Justiça Eleitoral solicitando direito de resposta sobre a nossa coluna do último sábado abordando a sua candidatura a prefeito de Caruaru. Informo-lhe que não era necessário acionar a Justiça Eleitoral, bastava que ele apresentasse por e-mail a sua resposta à coluna, que seria publicada na íntegra. O espaço segue disponível aguardando a resposta do candidato.

Penúria – A situação financeira do estado de Pernambuco tem se tornado uma preocupação constante do governo, de fornecedores e do funcionalismo. O governo não tem conseguido honrar seus compromissos e várias repartições públicas estão sofrendo com a falta de itens básicos como papel higiênico e copo descartável.

RÁPIDAS

Força – O senador Armando Monteiro está confiante nas vitórias de Bruno Pereira (São Lourenço da Mata), Demóstenes Meira (Camaragibe) e Romero Sales (Ipojuca) contra Gino Albanez, Jorge Alexandre e Carlos Santana, respectivamente, que disputam a reeleição e contam com o apoio do governador Paulo Câmara.

Maratona – O médico Aluízio Coelho (PP) está incansável na disputa pela prefeitura de Araripina. Ontem em um intervalo de 17 horas até 22 horas ele conseguiu participar de nada menos que cinco comícios na cidade.

Inocente quer saber – O prefeito Geraldo Julio coneguirá ter mais votos do que em 2012?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando