Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Daniel Coelho pode chegar ao segundo turno

Edmar Lyra, | sex, 30/09/2016 - 11:04
Compartilhar:

Faltando três dias para a eleição a diferença de João Paulo para Daniel Coelho, que já foi de 16 pontos no Ibope no início da disputa se reduziu para nove pontos e considerando a margem de erro essa diferença pode ser de apenas três pontos. Geraldo Julio chegou a 40% das intenções de voto, número que o coloca ainda distante de líquidar a fatura no primeiro turno, João Paulo caiu três pontos e agora tem 26%, enquanto Daniel Coelho atingiu sua melhor pontuação nesta eleição e agora tem 17%.

Evidentemente ainda há uma distância de nove pontos entre os dois candidatos, mas teremos ainda uma pesquisa Ibope programada para o sábado e se ela reduzir essa vantagem na mesma proporção que ocorreu a quarta rodada, ou seja, João Paulo cair para 23% e Daniel Coelho atingir 19%, poderemos ter uma inversão de posição no dia da eleição e Daniel ser o nome a enfrentar o atual prefeito Geraldo Julio na segunda etapa.

Precisamos aguardar para saber se a queda de João Paulo e o crescimento de Daniel Coelho se configuram numa tendência para o próximo sábado, quando será divulgada a última pesquisa Ibope. Para o atual prefeito Geraldo Julio é muito melhor enfrentar João Paulo em viés de queda no segundo turno do que um Daniel Coelho em viés de alta, porque a onda que beneficiou João Paulo em 2000 e Eduardo Campos em 2006 poderá novamente beneficiar Daniel numa eventual segunda etapa.

Com os números postos, é importante salientar a relevância do debate de hoje a noite na Globo. Com uma audiência significativa, ele poderá ter papel fundamental para apontar quem será o adversário de Geraldo Julio na segunda etapa. Qualquer deslize poderá consolidar João Paulo, mandar Daniel para o segundo lugar ou fazer com que Geraldo termine o jogo no domingo.

Para uma eleição atipica como a que tivemos esse ano, essa diminuição da distância entre o segundo e terceiro colocado poderá apimentar um processo que estava pra lá de insosso.

PRTB - A chapa PRTB/PROS deve eleger três vereadores, além de Marco Aurélio e Romerinho Jatobá, que aparentemente estão consolidados, há uma disputa fratricida entre Helio Guabiraba, Bruno Pinho Alves e Edson Barros pelo terceiro lugar. Os três já foram testados nas urnas e estão disputando com um volume de campanha superior ao de eleições passadas.

Máquina - Vídeos que circulam nas redes sociais dão conta de um possível uso da máquina do prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre (PSDB) por conta de um caminhão que presta serviço para a prefeitura estar transportando material de campanha do atual gestor. O caso é mais um episódio da duríssima disputa entre Jorge e Meira.

Caruaru - De acordo com as pesquisas divulgadas Raquel Lyra (PSDB) e Delegado Lessa (PR) estão numa situação de empate, e o detalhe poderá definir o adversário de Tony Gel (PMDB) num numericamente provável segundo turno. Por isso os últimos dias deverão ser de grande acirramento entre as duas candidaturas.

Fernando Monteiro - Exercendo o primeiro mandato de deputado federal, Fernando Monteiro (PP) tem percorrido todo o estado de Pernambuco com o objetivo de eleger aliados em prefeituras e consolidar uma ampla rede de apoios para as eleições de 2018. A meta do progressista é dobrar os 55 mil votos que recebeu em 2014.

RÁPIDAS

Lajedo - A disputa pela prefeitura de Lajedo protagonizada pelo atual prefeito Rossine Blesmany (PSD) e o ex-prefeito Antonio João Dourado (PSB) é uma das mais acirradas de Pernambuco. Lá virou praticamente uma guerra e não se sabe qual será o desfecho no domingo.

Olinda - Na reta final do primeiro turno, o candidato a prefeito de Olinda Ricardo Costa (PMDB) contou com a presença do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) na tarde desta quarta-feira (28). Ricardo e Jarbas caminharam pelo comércio de Águas Compridas, acompanhados de uma multidão que, entusiasmada, espalhou as propostas do candidato entre os moradores da localidade, priorizando a requalificação da infraestrutura, o investimento em segurança para prevenir a violência e as ações para redução de risco nos morros e encostas.

Inocente quer saber - Geraldo Julio conseguiria derrotar Daniel Coelho num eventual segundo turno?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando