Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Urnas consolidam Frente Popular em Pernambuco

Edmar Lyra, | qua, 05/10/2016 - 10:18
Compartilhar:

Após a morte de Eduardo Campos em 2014 muita gente profetizou que o PSB não duraria muito tempo com a hegemonia construída por Eduardo a partir de janeiro de 2007 em Pernambuco. Apressados chegaram a afirmar que a reeleição do governador Paulo Câmara seria dificilima em 2018 devido ao resultado que sairia das urnas em 2016, que inexoravelmente fortaleceria a oposição capitaneada por Armando Monteiro.

Ledo engano, o que se viu no último domingo foi um PSB robusto com 69 prefeituras e uma Frente Popular com 156 prefeitos, onde mandou pelo menos um de seus representantes nas quatro disputas de segundo turno, sendo no Recife a única cidade em que um candidato não era filiado a um partido da Frente Popular. Olinda, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes todos os finalistas do segundo turno estão na base do governador.

Esse resultado retumbante mostra que o Palácio do Campo das Princesas continua tão hegemônico quanto era nos oito anos de Eduardo Campos. Isso se dá porque não há uma liderança capaz de fazer um contraponto significativo ao governador Paulo Câmara. Quem mais poderia chegar perto, que seria Armando Monteiro, até fez um bom resultado através do PTB que elegeu 17 prefeitos, mas o PT que é aliado de Armando elegeu apenas 7, os demais partidos PTdoB, PRB e e PTN não alcançaram nenhum gestor, perfazendo um total de apenas 24 prefeitos aliados, por isso dificilmente Armando enfrentará Paulo Câmara em 2018.

A conta mostra que só há um nome para fazer frente a Paulo Câmara em Pernambuco em 2018, que é João Paulo com a condição de se eleger prefeito do Recife neste segundo turno. Porque Recife é a cereja do bolo e ainda que conquistasse 156 prefeituras mais as outras três que estão em disputa com aliados do Palácio, a capital pernambucana nortearia a disputa pelo governo em 2018. O governador passou no teste das urnas em 2016 e dificilmente terá um adversário capaz de desbancá-lo nas próximas eleições.

Apoios - O prefeito Geraldo Julio conquistou o apoio do PSDB de Daniel Coelho, do DEM de Priscila Krause e do PV de Carlos Augusto neste segundo turno, enquanto João Paulo só recebeu oficialmente o apoio do PCO de Pantaleão. O PSOL de Edilson Silva até o presente momento não se pronunciou sobre qual posição será tomada na senda etapa da eleição no Recife.

Suplentes - Caso Professor Lupércio se eleja prefeito de Olinda, o vereador Jadeval de Lima que foi reeleito no último domingo seria efetivado como deputado estadual e abriria vaga em definitivo para Eduardo Chera que ficou como primeiro suplente da Frente Popular. Já Anderson Ferreira se elegendo prefeito de Jaboatão dos Guararapes no segundo turno Augusto Coutinho será efetivado na Câmara dos Deputados.

Estadual - O deputado federal Eduardo da Fonte tem seu nome cotado para disputar um mandato de deputado estadual em 2018 na chapa do PP de Cleiton Collins. Já Michelle Collins e Claudiano Filho disputariam um mandato na Câmara Federal em 2018. Caso isso se confirme, a chapa do PP poderá eleger sete ou oito deputados estaduais.

Nova eleição - Caso o Tribunal Superior Eleitoral indefira o registro de Romero Sales (PTB) em Ipojuca, o prefeito Carlos Santana (PSDB) não herdará o cargo. Será convocada uma nova eleição e há quem afirme que o candidato apoiado por Romero vencerá com folga um eventual pleito novo tamanha a rejeição do município à aliança entre Carlos Santana e Pedro Serafim.

RÁPIDAS

Vitória - Apesar de enfrentar uma poderosa máquina contra a sua candidatura, tendo inclusive a divulgação de pesquisas equivocadas colocando Paulo Roberto (PSD) na frente, Aglaílson Júnior (PSB) conseguiu uma importante vitória na disputa pela prefeitura de Vitória de Santo Antão impondo uma derrota ao grupo do prefeito Elias Lira (PSD).

Presidência - Com a vitória de 30 vereadores da base do prefeito Geraldo Julio, já foi deflagrada uma disputa pela presidência da Câmara Municipal do Recife, cujos vereadores mais cotados são Gilberto Alves (PSD), Eduardo Marques e Augusto Carreras, ambos do PSB. O escolhido substituirá Vicente André Gomes (PSB) que teve apenas 6.205 votos e não foi reeleito.

Inocente quer saber - O ministro Bruno Araújo será candidato a senador na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando