Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Temer mostra ao PT como se relacionar com o Congresso

Edmar Lyra, | ter, 11/10/2016 - 11:44
Compartilhar:

O presidente Michel Temer deu ontem mais uma demonstração de capacidade de articulação ao aprovar com 366 votos favoráveis, 58 a mais que o necessário, a PEC 241 que limita os gastos públicos ao valor da inflação do ano anterior. A Proposta de Emenda à Constituição proposta pelo governo era vital para o êxito da sua gestão, mesmo tendo a chiadeira do Ministério Público Federal e da oposição, Temer conseguiu mais uma façanha junto à Câmara dos Deputados.

Depois de cinco anos de profunda falta de diálogo, os deputados e senadores tiveram a oportunidade de experimentar a atenção do presidente da República, esse é um dos principais pontos que sustentam a viabilidade de um governo. Collor e Dilma foram provas incontestáveis de que se não dialogar com o Congresso nenhum governo consegue se estabelecer.

Profundo conhecedor das entranhas do Congresso Nacional pois presidiu a Câmara dos Deputados em três ocasiões, Temer consegue a terceira vitória expressiva na Câmara, a primeira foi o impeachment, a segunda foi a eleição de Rodrigo Maia para a presidência da Casa e a terceira foi ontem. Com esse resultado, o governo Temer começa de fato agora e terá grandes chances de lograr êxito.

No tocante ao que defende a PEC, é fundamental reconhecer que não há dinheiro pra tudo, não temos condições de bancar vultuosos salários do funcionalismo público. É preciso respeitar os gastos públicos a fim que eles sejam saudáveis para a nossa economia. Foi por conta desta farra com o dinheiro público que chegamos ao caos, estados e municípios vivem a maior crise fiscal da história do país. Um grande passo foi dado ontem rumo a um Brasil melhor nos próximos anos. Do jeito que estava não dava pra continuar em hipótese alguma.

Cuscuz - Após criticar o Hospital da Mulher comparando-o a uma gaiola, o ex-prefeito João Paulo fez nova crítica a gestão de Geraldo Julio, desta vez em relação a merenda da rede municipal afirmando que só tem cuscuz porque deve ser amarelo da cor do candidato adversário. Esse tipo de discurso em nada contribui para a discussão dos verdadeiros temas da cidade.

PDT - O presidente estadual do PDT, deputado Wolney Queiroz anunciou ontem o apoio do partido à candidatura de Antonio Campos a prefeito de Olinda. No primeiro turno o PDT apoiou a candidatura de Luciana Santos (PCdoB), que ficou em quarto lugar com 32.929 votos, o equivalente a 16,57% dos votos válidos.

PSL - Já o PSL, que no primeiro turno esteve aliado a Izabel Urquiza (PMDB) indicando o candidato a vice-prefeito, desautorizou o vereador não-reeleito Arlindo Siqueira a falar pela sigla na cidade. Siqueira declarou apoio ao Professor Lupércio (SD), mas Luciano Bivar que tem o comando nacional e estadual da sigla afirmou que marchará com a postulação de Antonio Campos no segundo turno.

Robson Leite - O vereador de Jaboatão dos Guararapes Robson Leite (PSB), que obteve 2.469 votos e apoiou Heraldo Selva no primeiro turno anunciou ontem o apoio ao candidato Anderson Ferreira (PR). Robson exerce o segundo mandato de vereador na cidade e é irmão do vereador do Recife Henrique Leite e do ex-deputado estadual Sergio Leite.

RÁPIDAS

Estadual - Sem votos para se reeleger deputada federal, Luciana Santos (PCdoB) deverá abdicar de tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados para dar lugar a Renildo Calheiros, que sempre foi muito mais afeito ao Congresso Nacional do que ao executivo. O caminho de Luciana pode ser o de tentar uma cadeira na Alepe onde ela disputaria uma das 49 vagas junto com o seu marido Waldemar Borges (PSB).

Bruno Araújo - O ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) é praticamente nome certo numa das chapas majoritárias de 2018. O caminho mais provável é uma disputa ao Senado na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara mas não está descartado um voo solo rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

Inocente quer saber - Por qual motivo Elias Gomes estaria torcendo pela vitória de Neco em Jaboatão dos Guararapes?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando