Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Paulo Câmara demonstra capacidade de gestão ao garantir décimo terceiro

Edmar Lyra, | ter, 22/11/2016 - 16:05
Compartilhar:

Conhecido como um excelente gestor público, o governador Paulo Câmara assumiu o Palácio do Campo das Princesas num dos momentos mais complexos da história de Pernambuco, com uma recessão econômica que tem amplificado uma das maiores crises fiscais do país desde a redemocratização e a pior desde o plano real em 1994.

Mesmo com um cenário devastador, com queda significativa das receitas do estado, cuja crise fiscal tem atingido em cheio os governos estaduais, o governador Paulo Câmara contrariando todos prognósticos anunciou ontem que pagará o décimo terceiro salário do funcionalismo estadual com a primeira parcela para o próximo dia 30 e a segunda parcela no dia 20 de dezembro. A garantia do pagamento além de comprovar a responsabilidade do governador e sua capacidade de gestão, injetará R$ 1,6 bilhão na economia pernambucana em menos de um mês com o pagamento das duas parcelas do décimo terceiro e a folha salarial de novembro.

Arrumar as contas públicas não é tarefa fácil, mas o governador Paulo Câmara mostra que da atual safra de governadores pode até não ser o mais popular, mas evidencia ser um dos maiores conhecedores da máquina pública dos atuais governadores ao administrar com a serenidade que compete a um governante num momento de crise como o que enfrentamos atualmente.

Os servidores estaduais não são os únicos a comemorar o anúncio do governador, o comércio também pode soltar fogos porque terá demanda garantida para girar a economia. Apesar de ser a obrigação do governador, o pagamento que será feito é um alento para todos, porque seria um problema sem precedentes se essa folha salarial não fosse paga conforme foi ventilado em algumas rodas de conversa da política pernambucana.

Candidatura - O empresário Roberto Justus afirmou ontem que considerava a possibilidade de ser candidato a presidente da República. A estreia nas urnas poderá ocorrer já em 2018, porém ele ainda não decidiu por qual sigla poderá tentar o Palácio do Planalto. Caso confirme a postulação, Justus pode ser o Trump brasileiro.

Oposição - O senador Armando Monteiro decidiu partir para o ataque contra o governador Paulo Câmara. Armando fez críticas ao Pacto Pela Vida e deve endurecer o discurso contra Paulo Câmara a partir de então. A postura de Armando ajuda a cair por terra a tese de que poderia estar em curso uma reaproximação com o PSB no estado.

Capacitação - A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promove nesta terça-feira um treinamento sobre qualidade no atendimento ao turista para cerca de 30 adolescentes da ONG Menina Mulher. A capacitação será realizada na sala de treinamentos da Empetur, das 9h às 11h e das 15h às 16h30.

Reunião - O prefeito eleito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) esteve reunido com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) que é considerado o melhor prefeito do Brasil. O encontro serviu para que Miguel conheça experiências exitosas da capital baiana para tentar adaptá-las a realidade de Petrolina e colocá-las em prática a partir de janeiro.

RÁPIDAS

Caruaru - Exceto Luciano Vásquez que deve assumir a secretaria de governo, a prefeita eleita de Caruaru Raquel Lyra não deve aproveitar nenhum nome de fora da cidade para o primeiro escalão mesmo que essa indicação venha do PSDB estadual.

Sileno Guedes - Pré-candidato a deputado estadual, Sileno Guedes deve deixar a secretaria de governo de Geraldo Julio para assumir a secretaria de educação. Roberto Gusmão está cotado para assumir o lugar de Sileno e será o grande responsável pela parte política do segundo mandato de Geraldo Julio.

Inocente quer saber - Michel Temer vai arcar com o ônus de manter Geddel Vieira Lima no governo?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando