Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O cargo que falta a João Lyra Neto

Edmar Lyra, | qua, 07/12/2016 - 10:30
Compartilhar:

Nascido em Caruaru, João Soares Lyra Neto iniciou a sua trajetória política em 1988 seguindo os passos do pai João Lyra Filho se elegendo prefeito de Caruaru aos 41 anos de idade, em 1994 já sem mandato tentou uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco e se elegeu deputado estadual, tendo sido vice-líder do governo Miguel Arraes. Em 1996 se elegeu novamente prefeito de Caruaru até 2000 quando viu Tony Gel se eleger, em 2004 tentou sem sucesso desbancar o então prefeito que buscava a reeleição.

Dois anos depois já no PDT acabou sendo candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Campos, que até então era o azarão da disputa em 2006, mas que acabou sendo vitorioso no segundo turno derrotando o então governador Mendonça Filho que tentava a reeleição. Nas eleições de 2010 já na reeleição de Eduardo sofreu uma grande fritura na Frente Popular mas acabou sendo mantido na chapa.

Em 2014 se filiou ao PSB com o sonho de ser o candidato de Eduardo, acabou sendo preterido da disputa para dar lugar a Paulo Câmara, fato que não foi bem digerido por ele, mas que mesmo durante o período em que governou Pernambuco foi leal a Eduardo e não criou arestas. Há rumores que após a morte de Eduardo tentou que Paulo Câmara fosse substituído por Fernando Bezerra Coelho, esta articulação até hoje não foi confirmada mas gerou um profundo desconforto entre João e Paulo.

Logo após a eleição e a chegada de Paulo Câmara ao Palácio do Campo das Princesas, João Lyra manteve um distância regulamentar do governo, que se agravou com a medida drástica do Palácio de tomar o comando do PSB de Raquel Lyra em Caruaru. Para João a saída do PSB ficou algo não digerido sobretudo pelo fato do partido ter dado o comando a Raquel e depois ter tomado sem qualquer explicação.

Então a disputa pela prefeitura de Caruaru virou questão de honra para o ex-governador, que foi junto com Raquel de mala e cuia para o PSDB e viu Raquel Lyra correr riscos reais de não chegar ao segundo turno. João chamou o feito a ordem e montou uma engenharia que permitiu não só a ida de Raquel para a segunda etapa como também uma retumbante vitória contra Tony Gel para pagar com juros e correção monetária a derrota de 2004.

João Lyra Neto ressurgiu das cinzas e hoje é um ator político importante de Pernambuco, ele que já foi prefeito de Caruaru duas vezes, vice-governador, deputado estadual, secretário estadual de saúde e governador de Pernambuco, falta-lhe um cargo que ainda não ocupou e que está ao seu alcance a partir de agora com o comando da principal prefeitura do Agreste, que é o mandato de deputado federal. João Lyra pode até negar, haja vista que faz parte do jogo político não apresentar as cartas na mesa antes do processo eleitoral, mas ele tem sim sonhado diariamente com a possibilidade de chegar à Câmara dos Deputados em 2018.

Presidente - Nas apostas de alguns vereadores do Recife o próximo presidente da Câmara será novamente alguém ligado ao prefeito Geraldo Julio, atualmente o nome mais cotado para o posto é o do vereador Eduardo Marques da Cunha (PSB). Ele vai para o oitavo mandato na Casa José Mariano e é respeitado por todos os pares.

Reunião - Os vereadores eleitos Hélio Guabiraba e Alcides Teixeira Neto (PRTB), Ricardo Cruz (PPS), Júnior Bocão (PSDB), Ivan Moraes (PSOL), Natália de Menudo (PSB) e Wanderson Florencio (PSC) se reuniram recentemente para um conhecimento mútuo e trabalhar conjuntamente no mandato a partir de janeiro do ano que vem.

Primeira-secretaria - Já a primeira-secretaria atualmente ocupada pelo vereador Augusto Carreras (PSB) tem sido motivo de desejo de muitos vereadores uma vez que é um cargo que detém muito poder na Casa José Mariano. Podem figurar no cargo os vereadores Aerto Luna (PRP), Davi Muniz (PEN), Marco Aurélio (PRTB) ou Gilberto Alves (PSD).

Governo - Em substituição a Sileno Guedes que deve assumir a secretaria de Educação e pavimentar uma ida para a Alepe em 2018, o prefeito Geraldo Julio tem quebrado a cabeça para encontrar um substituto que receba menos reclamações da base aliada no segundo mandato. O nome de André Campos chegou a ser cogitado mas tem feito um trabalho muito bom na Casa Civil ao lado de Antonio Figueira e pode não ser liberado por Paulo Câmara.

RÁPIDAS

Expectstiva - O sertão do Araripe, mais precisamente a cidade Araripina, aguarda com grande ansiedade a chegada do dia 2 de janeiro, quando será empossada como deputada estadual a atual primeira-dama Roberta Arraes (PSB), que obteve mais de 38 mil votos em 2014, ficou na suplência e agora assumirá em definitivo.

José Patriota - Extremamente desatencioso com o meio político e com a imprensa, o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB) não deve ter tranquilidade para buscar a reeleição para a presidência da Amupe. O prefeito eleito de Itaquitinga Geovani Oliveira (PMN) decidiu tentar a presidência e tem ganhado a simpatia de muitos prefeitos.

Inocente quer saber - Renan Calheiros fez certo ao peitar uma decisão do Supremo Tribunal Federal?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando