Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Um desafio e tanto espera os prefeitos eleitos

Edmar Lyra, | ter, 20/12/2016 - 13:03
Compartilhar:

Pernambuco elegeu em outubro 184 prefeitos, vice-prefeitos e uma série de vereadores, que terão como desafio a incumbência de cuidar dos rumos de suas cidades num momento em que há uma grave crise fiscal e que na nossa região os problemas têm se agravado por conta da estiagem que já dura cinco anos.

O desafio de fazer mais com menos, garantindo o básico e atendendo às expectativas de quem lhe elegeu, traz a necessidade aos futuros Gestores de estabelecer um diálogo permanente com a sociedade, bem como cortar custeio da máquina pública a fim de fazê-la eficiente a ponto de funcionar para os que mais precisam, não deixando faltar creches, escolas, hospitais e outras demandas básicas da sociedade.

Estabelecer prioridades dentro de uma gestão nunca foi tão necessário como no momento em que vivemos, sobretudo quando parte significativa dos municípios pernambucanos dependem quase que exclusivamente dos repasses federais que a cada ano mínguam e ficam menos acessíveis aos gestores. Farras com o dinheiro público, como a realização de shows com bandas que cobram uma fortuna para se apresentar, serão cada vez mais hostilizadas pela população e por isso os prefeitos precisarão de sensibilidade para manter as festividades das cidades com artistas mais baratos e com estruturas mais enxutas a partir do ano que vem.

Além do mais os gestores, sobretudo os de cidades de interior, precisarão entender que não são donos da cidade, que os órgãos de controle estão cada vez mais rígidos e o risco de terminar cassado, tal como ocorreu com Bruno Martiniano em Gravatá em 2015, é cada vez mais real. Por isso probidade, moralidade e prudência no exercício do cargo para os 184 prefeitos eleitos não farão mal a ninguém, muito pelo contrário.

Dominado - O prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) tem conquistado muitos aliados do prefeito Elias Gomes (PSDB). Como se não bastasse tomar a prefeitura e uma série de aliados, Anderson deverá realizar o anúncio do seu secretariado na próxima quinta-feira no Hotel Barramares, quartel-general da gestão Elias Gomes durante oito anos.

Arromba urna - Nem bem terminaram as eleições municipais e já há na Alepe quem aposte que André Ferreira (PSC) será o deputado federal mais votado de 2018. A conta é simples, Anderson sem qualquer estrutura de poder atingiu 150 mil votos em 2014, imagine agora com a segunda maior prefeitura de Pernambuco, quantos votos o irmão gêmeo André Ferreira irá conquistar? Tem quem aposte em 300 mil.

Ânimo - Após várias tentativas frustradas de chegar à prefeitura de Camaragibe, em 2016 Demóstenes Meira (PTB) enfim alcançou o cargo. Diplomado ontem, o futuro gestor que contou com a presença dos deputados Marinaldo Rosendo, Aluisio Lessa e Roberta Arraes, todos do PSB, está bastante animado para fazer a melhor gestão da história do município que figurou nas páginas policiais durante a gestão de Jorge Alexandre (PSDB).

Quebra-cabeça - Não está sendo fácil para o prefeito reeleito do Recife Geraldo Julio (PSB) equacionar a formação do seu secretariado, isso porque ele estabeleceu como meta reduzir de 24 para 15 secretarias a estrutura administrativa da prefeitura do Recife e tem uma penca de aliados para contemplar.

RÁPIDAS

Tucanos - Caso avancem as negociações entre o ministro das Cidades Bruno Araújo e o governador Paulo Câmara para que o PSDB volte a integrar a equipe do governo de Pernambuco, dois nomes figuram com boas chances de chegar ao primeiro escalão do governador, são eles: Evandro Avelar, atual vice-presidente de Suape e Paulo Muniz, que hoje integra a equipe do ministério das Cidades.

Chapa - Avança a possibilidade de cassação da chapa presidencial no entendimento do TSE, caso se concretize, Michel Temer perderá o cargo e o Congresso Nacional será obrigado a realizar uma eleição indireta para presidente da República. 

Inocente quer saber - Pelo andar da carruagem, Sileno Guedes continuará na secretaria de governo de Geraldo Julio na futura gestão?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando