Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Insatisfação generalizada após secretariado de Geraldo Julio ser anunciado

Edmar Lyra, | ter, 03/01/2017 - 11:24
Compartilhar:

O prefeito Geraldo Julio anunciou ontem a formação do seu novo secretariado para o segundo mandato conquistado em outubro. A redução das secretarias de 24 para 15 se confirmou, mas o perfil técnico prevaleceu e o prefeito, que foi apoiado por duas dezenas de partidos, não convocou um único vereador para a sua equipe, frustrando a base e descumprindo um acordo que foi firmado com parlamentares para que eles entrassem no chapão da morte, que tinha 21 vereadores de mandato e apenas onze alcançaram o mandato na Câmara, de que seriam chamados de dois a três vereadores para a equipe e que pelo menos treze se elegeriam.

O prefeito, que já anunciou uma redução de 40% dos cargos comissionados, optou por uma gestão burocrata e que não tem o menor traquejo com as causas populares. O fator político também foi relegado a segundo plano, pois apesar das críticas do primeiro mandato, Geraldo decidiu por manter Sileno Guedes na secretaria de governo. Isso deixou não só vereadores reeleitos como vereadores que não alcançaram o mandato extremamente insatisfeitos, pois há uma gritaria generalizada de que Sileno não atende telefonema de ninguém e que os políticos são tratados como lixo, de acordo com um parlamentar em reserva.

Ainda de acordo com um político que apoiou a reeleição do prefeito, essa redução de secretarias é para inglês ver, na prática a máquina continua cheia, com a ressalva apenas de que os cargos da base da pirâmide serão extintos prejudicando assim as bases dos vereadores e políticos em geral que acreditaram no projeto de Geraldo e esperavam abrigar apadrinhados na segunda gestão. O que esse político mais ficou chateado foi a quebra de acordo, pois o prefeito teria prometido resolver a vida de muita gente no segundo mandato e acabou deixando alguns pelo caminho.

Para ele, o prefeito não tinha obrigação nenhuma de prometer que iria chamar vereadores para o secretariado, mas se prometeu tinha obrigação de cumprir. Ele ainda disse que acredita que a gestão de Geraldo Julio está fadada ao fracasso porque se o prefeito não cumpriu as promessas que fez ao seu grupo político, passando por cima de muitos como um rolo compressor, imagine se cumprirá as promessas que fez ao povo do Recife? Ele aposta que o segundo mandato será infinitamente inferior ao primeiro e que o péssimo desempenho da gestão do prefeito poderá ser um prenúncio da derrocada do PSB na capital pernambucana.

Ninguém quer dizer isso de público porque tem medo das retaliações que o prefeito pode fazer caso descubra quem são os insatisfeitos, mas eles apostam claramente que Geraldo Julio começou a partir da formação do seu secretariado a cavar a sepultura da sua gestão e da sua carreira política.

Rifado - O ex-vereador Vicente André Gomes demonstrou claramente que virou um político em fim de carreira. Conforme se esperava, ele não alcançou o secretariado de Geraldo Julio, tendo que se contentar com um cargo de assessor especial para não colocar o pijama. Mesmo assim o cargo de assessor especial, que deve ser o seu destino, ainda não está confirmado.

Coice - Não bastou a queda de perder a prefeitura do Recife, João Paulo ganhou um coice ao ter sua prisão pedida por um juiz por ter supostamente superfaturado um contrato de assessoria da Finatec. O caso envolve não só o ex-prefeito, como Luciano Siqueira e Lygia Falcão, que integravam o núcleo duro da sua gestão.

Virada - A candidatura da deputada Simone Santana para prefeita de Ipojuca em abril, quando terão as novas eleições, é vista com bons olhos pelo meio político. É que passado o susto da derrota para Romero Sales, o ex-prefeito Carlos Santana, que emplacou o presidente da Câmara e consequentemente o prefeito em exercício, vai montar uma estratégia de guerra para vencer as eleições e tem quem diga que ele tem bala na agulha para isso.

Deputados - Foram empossados ontem os deputados Isaltino Nascimento, Laura Gomes e Roberta Arraes (PSB), Jadeval de Lima (PDT) e Paulinho Tomé (PT), que foram efetivados juntos com Antonio Moraes (PSDB) e Marcantonio Dourado (PSB). Além deles, assumiram na condição de suplentes Gustavo Negromonte (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB).

RÁPIDAS

Expectativa - Com o anúncio da equipe de Geraldo Julio, agora as atenções se voltam para a reforma do secretariado de Paulo Câmara. Ele deve retirar Francisco Papaléo (Cidades), Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e Isaltino Nascimento (Desenvolvimento Social), além do mais precisará apresentar um nome para Suape e outro para a Empetur.

Fora - Caso se confirme a tese de Geraldo Julio de que nenhum secretário será candidato em 2018, os planos de Sileno Guedes de ser deputado estadual em 2018 devem ser arquivados, pois ele foi mantido na secretaria de governo da segunda gestão de Geraldo.

Inocente quer saber - Por quê o secretariado de Geraldo Julio conseguiu ser uma unanimidade negativa?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando