Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Policiais esticam a corda em Pernambuco

Edmar Lyra, | qua, 08/02/2017 - 12:36
Compartilhar:

O estado de Pernambuco vive um momento difícil na segurança pública, pois como todos sabem, com o aumento do desemprego, que ocorre em todo o Brasil, os índices de criminalidade também aumentam, porque como muita gente está desocupada e precisando se alimentar acaba ingressando no mundo do crime, isso quando apenas vai para realizar pequenos furtos, mas no geral tem gente que vai para assaltos e latrocínios, gerando uma sensação de insegurança a todos os pernambucanos.

Todos sabem que a crise econômica que traz reflexos na sociedade ainda não se dissipou por completo e com isso os governos têm que estabelecer prioridades, pois o cobertor das finanças públicas já é curto e em momento de crise econômica ele fica ainda menor. Mesmo num cenário complexo, o governador Paulo Câmara decidiu dar entre 25% e 40% de reajuste para os policiais, sendo que de forma escalonada até chegar ao final de 2018.

Em vez de agradecer o esforço que o governador está fazendo para honrar os compromissos com a corporação, os líderes da Associação de Cabos e Soldados decidem continuar realizando a famigerada operação padrão, que consiste em os policiais realizarem suas atividades de forma mais lenta trazendo prejuízos imensuráveis para a população.

Se o governo agisse com total desrespeito com a corporação, poderia se discutir a viabilidade da operação padrão, pois seria uma resposta à falta de diálogo do governador, mas não é o caso em tela. O governo está disposto a oferecer o que dentro da capacidade financeira do estado, sem comprometer os serviços básicos, pode cumprir aos militares. Qualquer coisa além disso foge da dura realidade financeira que acomete Pernambuco.

É extremamente passível de entendimento a reivindicação de melhores condições de trabalho dos policiais. Mas quem entra numa profissão difícil como esta, precisa ter a nítida dimensão que um reajuste que pode parecer pouco para o policial tem um impacto milionário nas contas do estado, e por isso é fundamental que a corporação reflita bastante sobre isso, uma vez que a figura do governador é prejudicada pela greve, mas com o aumento excessivo da violência por causa da greve, quem vai passar a ter a ojeriza da população, que é a maior prejudicada, é a própria corporação.

Parlamento Jovem - Oriundo do Parlamento Jovem do Recife em 2007, o vereador Renato Antunes (PSC) destacou a importância do projeto na Câmara Municipal do Recife, que dá a oportunidade de jovens recifenses conhecerem melhor como funciona o Poder Legislativo. A Câmara aprovou ontem a instalação da edição 2017 do projeto.

Favoritismo - Homologada em convenção que contou com a presença de muitos políticos de Pernambuco, Célia Sales (PTB) confirmou o favoritismo contra Carlos Santana (PSDB), que realizou um ato pouquíssimo prestigiado. A tese de que Romero Sales sofreu um golpe deve prevalecer e beneficiar Célia.

Civilidade - O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) e o prefeito Lula Cabral (PSB) deram uma demonstração de civilidade política em Brasília ao se reunirem e divulgarem uma foto da conversa no gabinete de Betinho, evidenciando que os interesses do Cabo de Santo Agostinho estão acima das disputas políticas e eleitorais.

Senador - O deputado federal Silvio Costa botou na cabeça que será candidato a senador em 2018 e cogita se filiar ao PT para isso.  Ele afirmou na rádio Naza FM de Nazaré da Mata no Programa Ponto a Ponto que o candidato dele a deputado federal será o seu herdeiro Silvio Costa Filho, atualmente deputado estadual e líder da oposição na Alepe.

RÁPIDAS

Educação - O prefeito Anderson Ferreira (PR) comemorou a ampliação de vagas de ensino na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes que saltou de 57.321 alunos para 71.343 permitindo um crescimento de 24,5% da quantidade de vagas ofertadas em relação a 2016. Anderson prometeu que convocará em breve professores que foram aprovados em concurso recente no municipio a fim de melhorar a educação.

Estratégia - O deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT) que se aliou ao seu adversário Carlos Santana (PSDB) na disputa pela prefeitura de Ipojuca sendo candidato a vice, deverá oficializar sua candidatura a prefeito nos próximos dias. Apesar de não ter quase nenhuma chance de vitória, o deputado quer fazer recall para 2018.

Inocente quer saber - A greve da PM, ilegal por sinal, tem motivação política e eleitoral dos seus organizadores?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando