Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Jarbas não tem mais o potencial eleitoral de 1998, 2002 e 2006

Edmar Lyra, | qua, 05/07/2017 - 11:40
Compartilhar:

O deputado federal Jarbas Vasconcelos construiu uma vitoriosa carreira política em Pernambuco, tendo sido prefeito do Recife por três ocasiões, governador por duas e senador da República em uma. Mas já nas eleições de 2006 havia uma clara sinalização de que Jarbas estava perdendo capital político, quando saiu bastante aprovado do governo, iniciou a disputa pelo Senado com 70% das intenções de voto, e acabou com 56% dos votos válidos apenas e seu candidato teve 39% no primeiro turno e 35% no segundo.

Historicamente Jarbas nunca foi um bom transferidor de votos, vide a eleição de João Paulo em 2000, quando ele sentado na cadeira de governador, viu Roberto Magalhães, seu aliado e um prefeito bem-avaliado, perder a disputa. O caso mais emblemático se deu em 2012 quando com toda pompa e já aliado de Eduardo Campos, seu prestígio foi insuficiente para eleger seu filho ao mandato de vereador do Recife.

Isso evidencia que a estratégia do Palácio do Campo das Princesas de associar a eventual vitória do governador a ter Jarbas na chapa de senador não é totalmente garantida. Jarbas em 2014 não tinha votos pra se eleger senador e foi por isso que ele decidiu sair do páreo, pois corria um risco real de ficar sem mandato. Quando decidiu ser candidato a deputado federal, Jarbas precisou de gestos de Eduardo para garantir cem mil votos, pois até o fatídico acidente com o ex-governador, havia dúvidas quanto a sua vitória em todo o meio político.

Jarbas foi beneficiário do vácuo deixado por Eduardo, pois parte significativa do eleitorado que se viu órfão da liderança do ex-governador decidiu migrar para a sua candidatura como uma espécie de busca por um norte, uma vez que é indiscutível a trajetória que foi construída por Jarbas em Pernambuco. Se sentado na cadeira de senador, sendo um combativo opositor do PT e aparecendo na mídia o tempo todo ele acabou desistindo da candidatura, no ano que vem, longe dos holofotes, ele não será pule de dez para vencer a disputa.

Quem achar que a vitória dele é garantida para o Senado, estará fazendo a avaliação errada. Jarbas disputa com chances, mas ele dependerá muito mais do potencial de Paulo Câmara para chegar ao Senado do que o inverso, pois o histórico em Pernambuco sempre foi o de que o governador puxa o senador, e o de Jarbas é o de que ele nunca foi e nunca será um bom transferidor de votos, pois os votos dele são pessoais e intransferíveis.

Economia previdenciária - O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) já entregou para a relatora no TCE, Teresa Duere, seu parecer sobre a migração de 2398 aposentados, hoje pagos pela própria Prefeitura, para o Reciprev. Está em jogo uma economia de 9,2 milhões de reais por mês para o tesouro municipal, passando a conta para o fundo de previdência próprio da cidade. O vereador Rinaldo Júnior (PRB) fez uma denúncia ao TCE e reclamou que o projeto 14/2017 foi aprovado no "rolo compressor", sem que os vereadores tivessem acesso aos estudos atuariais. Está sendo questionado a legitimidade do Reciprev pagar estes benefícios, pois os 2.398 aposentados nunca contribuíram para este fundo.

Projetos - O governador Paulo Câmara se reuniu ontem à noite com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para discutir projetos em andamento que têm parceria com a instituição financeira federal. "Foi feito um monitoramento das ações, mas o presidente Occhi, que conhece a realidade de Pernambuco e nossa forma de trabalhar, sabe que temos condições de dar ainda mais celeridade aos convênios existentes", disse o governador Paulo Câmara. A audiência contou com as presenças do deputado federal Fernando Monteiro e do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni.

Doação - Na tarde desta quarta-feira, os recursos arrecadados no 19º Baile dos Namorados serão repassados para as instituições beneficentes Casa do Amor, que cuida de idosas no Recife há 22 anos, no Arruda, e a Novo Caminhar, ONG que oferece atividades de educação, artes e lazer para crianças da comunidade Roda de Fogo, no bairro de Torrões. O prefeito Geraldo Julio, ao lado da primeira-dama Cristina Mello, realiza a entrega do cheque, no valor de R$ 70 mil para cada instituição. O valor ajudará na manutenção dos trabalhos realizados nas entidades.

Reeleíção - O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) será candidato a reeleição em 2018 em busca do terceiro mandato em Brasília. Ele tentará ampliar a votação como fez em 2014. Nas eleições de 2010 atingiu 60.643 votos e em 2014 chegou a 86.023. Sua atuação parlamentar tem sido importante para o fortalecimento da indústria, pois ele já foi presidente da Fiepe e construiu uma brilhante trajetória no ramo empresarial.

RÁPIDAS

Condenação - A Justiça Federal acatou o pedido do Ministério Público Federal e condenou a ex-secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes Mirtes Cordeiro por ter contratado de forma irregular uma empresa para fornecimento de merenda sem licitação durante seis meses, causando um prejuízo aos cofres públicos de R$ 1,7 milhão. Além de perder os direitos políticos por cinco anos e ser proibida de contratar com o poder público por três anos, Mirtes pagará uma multa equivalente a dez vezes o salário que ela recebia quando secretária.

Kaio Maniçoba - O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) afirmou que irá triplicar a sua votação em relação a 2014 e quem afirma o contrário não sabe da realidade das suas bases e por isso não tem condições de fazer qualquer avaliação sobre seu potencial eleitoral no ano que vem. Kaio foi eleito pelo PHS com 29 mil votos.

Inocente quer saber - Quem é o melhor ministro pernambucano?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando