Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Com guia eleitoral as pesquisas vão clareando a intenção de votos dos eleitores brasileiros

Aldo Vilela, | qui, 06/09/2018 - 13:37
Compartilhar:

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) nova rodada de pesquisas para a eleição presidencial, desta vez, sem o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 22% das intenções de voto no primeiro turno. Na sequência aparecem, empatados, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), com 12%.  O candidato do PSDB ao Planalto, Geraldo Alckmin, tem 9% das intenções de voto na pesquisa. Na sequência, Fernando Haddad, candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e possível substituto do petista na eleição, tem 6%. Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo aparecem em seguida, empatados, com 3% da preferência dos eleitores na pesquisa. Henrique Meirelles (MDB) tem 2%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) aparecem na pesquisa com 1% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC) não pontuaram. 29% dos entrevistados disseram que anularão ou votarão em branco. 9% não soube responder em quem votaria.

 

Segundo turno

 

O Ibope fez quatro simulações de segundo turno, todas com Jair Bolsonaro, líder nas intenções de voto, na disputa. Veja os números:

 

Ciro Gomes: 44%

 

Jair Bolsonaro: 33%

 

Branco/ nulo: 19%

 

Não sabe/ não respondeu: 4%

 

Geraldo Alckmin: 41% 

 

Jair Bolsonaro: 32%

 

Branco/ nulo: 23%

 

Não sabe/ não respondeu: 4%

 

Marina Silva: 43%

 

Jair Bolsonaro: 33%

 

Branco/ nulo: 20%

 

Não sabe/ não respondeu: 3%

 

Jair Bolsonaro: 37%

 

Fernando Haddad: 36%

 

Branco/ nulo: 22%

 

Não sabe/ não respondeu: 5%

 

 

 

 

 

 

 

Rejeição

 

O candidato Jair Bolsonaro é o presidenciável com a maior taxa de rejeição entre os postulantes ao Planalto neste ano, mostra pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo. Entre os eleitores entrevistados no levantamento, 44% dizem que não votariam em Bolsonaro "de jeito nenhum". A segunda maior rejeição é a de Marina Silva, com 26% dos entrevistados afirmando que não votariam na candidata da Rede. Fernando Haddad é o terceiro mais rejeitado, com 23%. Alckmin tem 22% de rejeição e Ciro Gomes tem 20%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi feita entre os dias 1 e 3 de setembro. 2002 pessoas foram entrevistadas.A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.

 

 

 

Ouvidas

 

O Ibope divulgou nesta quarta-feita (4) a nova pesquisa com as intenções de voto para o senado. Jarbas Vasconcelos (MDB), aumentou a vantagem com relação a pesquisa anterior, onde marcava 26%, e lidera com 33%, seguido de perto por Humberto Costa (PT), com 30%. No último levantamento, o petista tinha 25%. Em terceiro lugar aparece Mendonça Filho, que oscilou negativamente: de 25% para 23%. Na quarta colocação vem Silvio Costa (Avante), com 12%, dois pontos a mais que o registrado no último levantamento. Em quinto, surge Bruno Araújo (PSDB), que caiu dois pontos e agora registra 8%.

 

Novidades

 

Pastor Jairinho tinha 6% e agora marca 5%, enquanto Adriana Rocha caiu de 4% para 2%, ambos candidados da Rede. Eugênia Lima (PSOL) e Hélio Cabral (PSTU) registram 1%, ante 2% do levantamento anterior. Albanise Pires (PSOL), Alex Lima (PCO) e Lídia Brunes (Pros) repetiram o resultado da última pesquisa e marcam 1%.  Neste ano, dois candidatos serão escolhidos para o Senado. Brancos e nulos, para a primeira vaga, registram 22%, quatro pontos a menos do último levantamento. Já para a segunda vaga, o número foi de 34% para 35%. Aqueles quem não sabem ou não responderam somam 24% na atual pesquisa, registrando uma queda de dois pontos.

 

Ibope aqui

 

 

 

A pesquisa foi realizada pelo Ibope em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e a TV Globo e ouviu 1.204 eleitores de mais de 50 municípios pernambucanos entre os dias 2 e 4 de setembro.  A nova pesquisa do Ibope com as intenções de voto para o governo do estado, divulgada na noite desta quarta-feira (5), mostra que Paulo Câmara (PSB), líder com 33%, abriu nove pontos de vantagem para o segundo colocado, Armando Monteiro (PTB), que marca 24%. 

 

Brancos

 

Brancos e nulos representam 24% do eleitorado, ante 32% da pesquisa anterior, registrando queda de 8 pontos. Os que não sabem ou não responderam são 11%, três pontos a mais quando comparado com o último levantamento. Somados, esses índices são maiores que o do atual governador Paulo Câmara.

 

Na traseira

 

Bem atrás, na terceira colocação, vem Júlio Lóssio (Rede) com 3%mesmo número do último levantamento. Maurício Rands (PROS) continua com 2% das intenções de voto. Ana Patrícia Alves (PCO), caiu de 3% para 1%, mesmo índice de Simone Fontana (PSTU), que tinha 2%, e Dani Portela (PSOL), que não registrou oscilação. A pesquisa foi realizada pelo Ibope em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e a TV Globo e ouviu 1.204 eleitores de mais de 50 municípios pernambucanos entre os dias 2 e 4 de setembro. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando