Fábrica da Jeep é um marco para a economia de Pernambuco

Edmar Lyra, | qua, 29/04/2015 - 09:09
Compartilhar:

Foi inaugurada ontem em Goiana a fábrica da Jeep, um empreendimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O investimento contribuiu para a instalação de mais dezesseis empresas no entorno e incrementará cerca de R$ 2,1 bilhões à economia do estado, configurando 6,5% do PIB de Pernambuco.

Quem conhece a história econômica de Pernambuco entende a importância deste empreendimento. Isso porque até a década de noventa o estado era tido como o patinho feio do Brasil, inclusive perdendo investimentos para a Bahia, que chegou a montar um polo automobilístico em Camaçari, tendo a fábrica da Ford.

Uma fábrica de automóveis é importante para o desenvolvimento de um estado porque ela quando chega não chega sozinha, precisa de vários fornecedores e cria uma cadeia produtiva que contribui diretamente para a melhoria da sociedade como um todo.

Vale salientar não só o empenho do ex-governador Eduardo Campos na atração da fábrica como também a visão de descentralizar o desenvolvimento. Quando Eduardo optou por Goiana em vez de Suape, estava vislumbrando ali um novo polo de desenvolvimento, evitando a saturação no litoral Sul.

Na mata Norte ganha todo mundo, inclusive o estado da Paraíba que foi beneficiado por tabela ao estar na proximidade da região que abriga a fábrica da FIAT. Sem sombra de dúvidas o dia de ontem foi histotico para a região Nordeste, sobretudo em plena crise econômica, conseguir uma fábrica com capacidade de produzir 250 mil veículos por ano, é simplesmente fantástico. 

Patrocínio - Com a chegada da Jeep os clubes pernambucanos Sport, Santa Cruz e Náutico podem ser diretamente beneficiados com a chance real de estampar a marca controlada pela Fiat Chrysler em suas respectivas camisas. Os dirigentes dos clubes já estão contando as horas para serem abertas as negociações.

Celpe – Além da conta de energia ter aumentado, a Celpe mudou o vencimento que era para os dias 7 ou 8 de maio para 27 e 28 de abril, pegando de surpresa muitos consumidores que chiaram nas redes sociais. Nem sequer uma cobrança proporcional a concessionária fez. 

Candidata - Após se filiar ao PSB a senadora Marta Suplicy ganhou legenda para disputar a prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. Seu ex-partido, o PT, está disposto a pedir seu mandato de volta por infidelidade partidária. 

Solto - A segunda turma do STF decidiu ontem por 3 votos a 2 a soltura do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, envolvido no escândalo de corrupção na Petrobras. Ele deverá utilizar uma tornozeleira após sair da prisão. Além disso existe a hipótese dele cumprir prisão domiciliar. 

RÁPIDAS 

Todos por Pernambuco – O governador Paulo Câmara encerra hoje no Centro de Convenções a edição de 2015 do Todos por Pernambuco. O evento terá abertura a partir das 8:30 e às 14:30 será realizada uma plenária. 

Painel do Lyra - O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) foi o nosso entrevistado do Painel do Lyra desta semana. Você pode conferir hoje a partir das 8 horas da manhã a entrevista que trata principalmente sobre a eleição em Jaboatão dos Guararapes. Assista em: www.tvguararapes.com

Inocente quer saber - A presidente Dilma Rousseff escanteou o ministro Armando Monteiro na inauguração da fábrica da Jeep em Goiana ontem? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando