Anderson Ferreira e a promessa de mudar Jaboatão

O prefeito, que chegou a ser chamado de "playboy" pelo seu então adversário Neco, garantiu que durante sua gestão as pessoas serão “ouvidas, respeitadas e valorizadas”

por Taciana Carvalho | sex, 02/02/2018 - 16:49
Compartilhar:

 

Ainda é cedo para fazer uma avaliação mais contundente sobre os prefeitos que assumiram, pela primeira vez, o comando dos municípios pernambucanos, afinal apenas se passou um pouco mais de um ano que estão à frente da gestão, vaga conquistada na eleição de 2016. No entanto, chama a atenção o perfil de um desses gestores: Anderson Ferreira (PR), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, cidade que possui o segundo maior colégio eleitoral do estado.  

Se muitas dúvidas existem sobre o futuro de Jaboatão, uma verdade é certa: o perfil de Anderson é bem distinto do que o então candidato derrotado no segundo turno, Manoel Neco (PDT), que perdeu com uma porcentagem maior do que a esperada se for considerado que Neco era “mais conhecido” na cidade por ter sido vereador por oito vezes: Anderson venceu com 58,50% e Neco obteve 41,50% dos votos. 

O republicano Anderson faz parte de uma das famílias com a maior representação evangélica em Pernambuco, os Ferreira, tem um perfil bastante discreto, conservador, e evita falar com a imprensa. Neco chegou a chamá-lo, durante a campanha eleitoral, de “playboy” e, na época, foi advertido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para não voltar a usar o termo que foi definido pela Justiça como depreciativo. Por sua vez, Neco tinha um perfil mais voltado para o povo e um estilo mais “despojado”. Duas figuras distintas, que se chocavam em todos os aspectos, em busca do mesmo objetivo. 

Um questionamento fica para uma boa parte dos jaboatonenses: teria sido melhor para a cidade que ganhasse alguém da terra por se supor que conhece mais os anseios e problemas da cidade também tomada por muitos problemas? Ou Anderson, pela ascensão nacional conquistada por ser deputado federal licenciado por duas vezes, conseguirá mais parcerias e apoios para melhorias? O próprio Anderson já declarou que conseguiu construir uma relação pessoal com diversos parlamentares durante o tempo que passou em Brasília e disse que “não tinha dúvida nenhuma” de que os mesmos iriam ajudá-lo. 

Promessas em andamento

Poucos dias depois de ter sido eleito, Anderson garantiu que “uma nova geração” estava chegando em Jaboatão. Na época, salientou que iria focar em projetos que tivessem um cunho social e também uma atenção maior na área da saúde e da educação. 

Chegou a dizer, também, que a cidade foi permeada por “um erro grande” na área social e falou que era “uma vergonha” Jaboatão ter, segundo ele, três creches [na época]. Nessa quinta-feira (1), ele fez uma promessa ousada sobre o assunto e que, certamente, será muito cobrado: anunciou, durante abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, que construirá 23 creches até o final do ano. De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, hoje Jaboatão conta com oito estabelecimentos desse tipo, quatro dessa tendo sido construídas durante o primeiro ano de mandato.

Também neste mês, o prefeito e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), assinaram a ordem de serviço para iniciar a construção definitiva do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), que foi orçada em mais de R$ 10 milhões. De acordo com os dados, o prédio vai ficar localizado no Engenho Bulhões, em Jaboatão Centro, e irá oferecer cursos de capacitação, qualificação e especialização na área de tecnologia para mais de 1.200 estudantes. 

O prefeito também criou o programa Jaboatão Invest-Saúde com o objetivo de firmar uma parceria entre a prefeitura e dez instituições de ensino superior do estado com o objetivo de abrir 25 mil vagas de estágio para estudantes de cursos da área da saúde. No setor da saúde, uma iniciativa diferente chama a atenção: o projeto Cuidar Bem, que conta com vans adaptadas para pessoas com deficiência [pacientes com microcefalia e que fazem hemodiálise e quimioterapia].

O clã dos Ferreira

Além de Anderson, também são membros da família o deputado estadual André Ferreira (PSC); o vereador do Recife Fred Ferreira (PSC), casado com a irmã de André e de Anderson; e o patriarca da família, o ex-deputado Manoel Ferreira. Uma das maiores pretensões é devolver ao patriarca Manoel um posto que conseguiu manter durante 24 anos: o de deputado estadual de Pernambuco. Ao todo, foram seis mandatos sendo o último encerrado em 2010. 

Também se cogita a possibilidade de André, que foi por três mandatos vereador do Recife antes de assumir uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 2014, disputar uma vaga no Senado Federal. 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando