Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Mais um blefe de Lula

Magno Martins, | sex, 20/12/2013 - 08:11
Compartilhar:

Lula blefa ao deixar vazar para a mídia que se voltará exclusivamente para Pernambuco nas eleições de 2014 para derrotar o governador Eduardo Campos (PSB). O ex-presidente adora esse tipo de chantagem. Exercita o seu ego querendo ser maior do que é. 

Na verdade, mesmo se quisesse adotar Pernambuco, transferindo-se para cá apenas para se vingar de um ex-aliado, a quem já disse certa vez que o considerava um filho, a estratégia cairia num grande gesto provinciano. 

A prioridade absoluta do PT é reeleger Dilma, custe o que custar. Não cabe a Lula agir diferente, abrindo mão do projeto de percorrer o País com a presidente em campanha. Pernambuco é território secundário da disputa presidencial. 

Há desejo de Lula derrotar Eduardo? Evidentemente que sim, mas isso no processo natural no decorrer da campanha, que passa longe dele se transferir para o Estado e ficar dando uma de boxeador. Lula faz isso apenas para irritar e provocar a ira do governador, que está muito bem posicionado no plano nacional. 

Eduardo decola? Isso depende de vários fatores, mas a presença de Lula permanentemente em Pernambuco, cantando loas pela derrota de Eduardo, estaria de longe de representar a grande ameaça que julga ser. 

Eleição tem suas nuances próprias, que envolvem cenários, fatos que mexem com a opinião e outros detalhes. O resto é meramente circunstancial. 

ÁGUAS DE MARÇO– A reforma ministerial, antes prevista para o fim deste ano, foi empurrada para março. Com isso, Dilma atende aos ministros que são candidatos e precisam da força da caneta para entrar mais forte na campanha. Candidato a governador em São Paulo, Alexandre Padilha (PT) quer, por exemplo, alcançar a meta dos 13 mil médicos previstos no “Mais Médicos”. 

Adesão socialista– Em Garanhuns, o senador Armando Monteiro Neto, candidato a governador pelo PTB, pode arrebatar, nos próximos dias, a primeira adesão de um socialista: o empresário Givaldo Calado. Calado não morre de amores pelo governador e tem grande admiração por Armando. 

Almoço pago– O senador Pedro Simon, do grupo histórico do PMDB no Rio Grande do Sul, passou a ser uma voz isolada no Congresso em defesa do Supremo Tribunal Federal, na polêmica das doações de campanha por empresas. “A triste verdade é que as empresas que doam são exatamente as que têm grandes interesses no Governo. Em política não há almoço de graça”, sentencia. 

Dobradinha mineira- Não é por caso que o PSDB tende a apoiar o candidato do PSB a governador em Pernambuco. Em Minas, terra do tucano Aécio Neves, o PSDB tem chances de apoiar também um candidato socialista ao Governo do Estado, no caso o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. 

Político decente– O escândalo envolvendo 10 vereadores em Caruaru fortalece a imagem do prefeito José Queiroz (PDT). Quem conhece Queiroz e a sua trajetória de político que honra os seus mandatos sabe que jamais cederia a chantagens de parlamentares que confundem o privado com o público. 

CURTAS

CASSAÇÃO, JÁ! – A Câmara de Caruaru não deve aguardar deliberações da justiça em relação aos 10 vereadores presos. O mais correto seria, antes do encerramento do período legislativo deste ano, remeter o caso ao Conselho de Ética para abrir o processo de cassação dos envolvidos. 

EM AFOGADOS– Hoje, no lançamento de Reféns da Seca em Afogados da Ingazeira, minha terra natal, 50% da renda dos livros vendidos serão revertidos para uma instituição de caridade. A noite de autógrafos será nos jardins do Hotel Brotas, do meu amigo e primo Carlos Brito, às 19 horas. 

Perguntar não ofende: Qual vai ser o endereço residencial de Lula em Pernambuco: Recife ou Caetés?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando