Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Impedimento ético

Magno Martins, | sab, 13/07/2013 - 00:01
Compartilhar:

 

Recém-empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o ex-secretário Ranilson Ramos (Agricultura) herdou, consequentemente, todos os processos do ex-conselheiro Romário Dias, a quem sucedeu. Isso se dá de forma natural, sendo praxe daquela corte. Mas entre os rolos que Ranilson herdou estão às contas do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), referentes ao exercício deste ano.

Como o conselheiro é de Petrolina e ali, quando atuava na política estava do outro lado do balcão do prefeito, ou seja, na oposição, por uma questão de conduta ética, para que seus atos não venham no futuro a serem questionados, o mais aconselhável seria abrir mão da relatoria das contas de Lóssio.

Existem precedentes no Tribunal. Natural de Canhotinho, o conselheiro Carlos Porto nunca aceitou julgar contas daquele município, que até pouco tempo estava sendo administrado pelo irmão Álvaro Porto.

Ranilson não sabe ainda, na verdade, tudo que herdou de Romário, mas tenho impressão que em relação a Petrolina ele, até por uma questão de bom senso, devolverá a presidente Teresa Duere esse abacaxi.

Argumento para isso tem de sobra. Sendo assim, basta comunicar que se sente impedido de julgar as contas do prefeito e Duere compreenderá perfeitamente, redistribuindo Petrolina para outro conselheiro.

Ranilson pode até não abrir mão, alegando que não tem parentesco com Lóssio, mas o seu julgamento, principalmente impiedoso das contas do prefeito, se for o caso, tende a ser interpretado pelo viés político e não técnico. E aí pega mal!

GUIA MAIS CURTO – É possível que já nas próximas eleições de 2014 o período de campanha no rádio e na televisão seja menor. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), encomendou projeto que reduz o tempo de propaganda eleitoral na TV para 30 dias no primeiro turno e para 15 dias no segundo turno. Hoje, no primeiro turno são 45 dias e no segundo turno 16 dias. Certamente, vai gerar muita discussão no plenário da Casa.

Cordão dos puxas – Coube ao blogueiro Evandro Lira, de Serra Talhada, registrar o flagrante do susto levado pelo governador e sua equipe na Exposerra na noite de quinta-feira, quando o palanque armado para a abertura do evento quase desaba. Essas estruturas não comportam tantos bajuladores!

Sem ambulância– No mesmo dia em que o governador Eduardo Campos estava em Serra Talhada, uma jovem entrou em trabalho de parto, mas não teve como chegar até ao hospital regional porque, segundo denúncia de um ouvinte no programa Frente a Frente, a única ambulância do hospital regional havia sido deslocada para um evento da comitiva oficial.

IBAMA atrapalha– As comunidades de Angico, Sobrado, Andorinha e Cacimba do Gado em Buíque, no Sertão, estão ameaçadas de ficarem sem água encanada. Tudo porque o IBAMA embargou as obras iniciadas pela Compesa. É que as áreas integram o Parque de Preservação Nacional do Vale do Catimbau, segundo técnicos responsáveis pela ação judicial.

Um ou os dois – A ex-deputada Miriam Lacerda (DEM) pode disputar novamente um mandato estadual em 2014, mas está na dependência do que venha a decidir o seu marido, atual deputado Tony Gel (DEM). A família tem um entendimento: se sair um só candidato a estadual será Gel, mas se este disputar um mandato federal Miriam sai a estadual.

CURTAS

COM CINTRA– Na volta de Serra Talhada, o governador pernoitou em Pesqueira e logo cedo foi a Belo Jardim fazer uma visita ao ex-deputado Cintra Galvão, com quem teve uma longa conversa. Depois, ao lado do prefeito João Mendonça, assinou a ordem de serviço para início das obras de uma escola técnica.

SEMINÁRIO– Em Ipojuca, o prefeito Carlos Santana (PSDB) promove o seminário “Fala Ipojuca”, destinado a ouvir a população sobre as prioridades para os próximos seis meses e fazer um balanço do que já foi possível ser feito diante da tremenda herança maldita que recebeu.

Perguntar não ofende: Dilma vai conseguir superar a maior crise do seu governo depois que o povo foi às ruas?

 

 

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando