Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Angu eleitoral

Magno Martins, | sex, 08/08/2014 - 08:51
Compartilhar:

O confuso quadro das coligações, envolvendo em alguns casos partidos rivais, como PT e PSDB, tem deixado em parafuso o eleitor mais distante do processo político. Ontem, ao entrar num elevador e ser reconhecido por um leitor deste blog, ele sapecou sem meias palavras: “Seu Magno, o senhor que entende muito de política poderia me explicar por que o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, carne e unha com o PSB e com o prefeito Geraldo Júlio, não apoia Eduardo para presidente?”

Fiquei sem reação. Como explicar? Teoricamente, o partido de Luciano, o PCdoB, está na aliança de Dilma e, fiel à legenda, o vice-prefeito seria obrigado a pedir votos para a presidente no Estado. Mas o PCdoB, no plano estadual, não está com Armando Monteiro, o candidato de Dilma e de Lula, mas com Paulo Câmara, do PSB e apadrinhado pelo ex-governador Eduardo Campos, que, no entender de Luciano, não serve para governar o País.

Núcleo mais consistente da legenda comunista no Estado, o município de Olinda também está com Geraldo e, o que é mais interessante, com Eduardo para presidente, conforme têm apregoado o prefeito Renildo Calheiros e a deputada federal Luciana Santos, principais exponentes do partido comunista na Marim dos Caetés.

Sendo assim, o que se pode concluir é que o vice-prefeito do Recife acha que o País está uma maravilha e por isso mesmo precisa de mais quatro anos com Dilma, mesmo no seu Estado ele confiando o seu voto num adversário da presidente, porque aqui o PT não presta, só presta para governar o País. Vá entender um angu deste!

A CADELA– Prima de Eduardo, a vereadora Marília Arraes, da bancada socialista na Câmara do Recife, teve o seu nome utilizado em uma brincadeira de mau gosto protagonizada dentro do comitê central de campanha da legenda no Recife. Marília foi o nome pelo qual os funcionários batizaram uma cadela encontrada na rua por militantes do partido e que está abrigada no local. A vereadora diz que vai se vingar dando seus votos para Armando.

Eduardo na lanterninha– O site Monitor Eleitoral mediu a presença dos candidatos nas redes sociais de 25 a 31 de julho. O candidato mais falado, para o bem e para o mal, é a presidente Dilma (49,5%). Depois vem Aécio Neves (32,6%) e Eduardo Campos (17,8%).

Greve em Suape– Mais de 30 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape, localizadas no Complexo Industrial e Portuário de Suape, entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem em assembleia. A categoria reivindica reajuste salarial de 13%, aumento no valor da cesta básica, passando dos atuais R$ 310 para R$ 408,00.

Eleitora tucana– Sinara Policarpo, a servidora do Santander que agourou a economia numa possível reeleição de Dilma, é eleitora de Aécio Neves. Em 7 de abril do ano passado, ela compartilhou no Facebook reportagem da mesma Folha de São Paulo que afirmava que a presidente Dilma seria "leniente com a inflação". Nesse compartilhamento, a ex-funcionária do Santander pôs um comentário: "Aécio para presidente".

CPI em Santa Cruz– O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), conseguiu abortar uma CPI para apurar denúncias envolvendo despesas pagas com dinheiro público para uma festa da primeira-dama. O vereador tucano Vanio Vieira, da sua base, deixou vazar uma gravação, entretanto, mostrando que a operação de barramento da CPI não tem nada de republicano.

CURTAS

ESTREIA– Ao subir, ontem, pela primeira vez na tribuna do Senado e fazer seu pronunciamento de estreia, o senador Douglas Cintra (PT) foi fiel às suas origens e pregou, como bom caruaruense, a promoção da interiorização do desenvolvimento. “Temos que ampliar a oferta de emprego no Interior”, destacou.

PROTESTO– O presidente da OAB, Pedro Henrique, que estava ontem em Brasília, já cumpre agenda hoje em Salgueiro e na próxima semana em Serra Talhada. Na agenda, atos em favor do andamento mais rápidos nos processos que tramitam nos fóruns municipais.

Perguntar não ofende: Vai dar em pizza o trabalho da comissão especial que Renan criou no Senado para apurar a denúncia da revista Veja?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando