Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Cerco começa a se fechar para Lula

Edmar Lyra, | seg, 27/04/2015 - 08:48
Compartilhar:

A última edição da revista Veja, veiculada no fim de semana, traz informações que desde a época do Mensalão, podem colocar definitivamente o ex-presidente Lula no olho do furacão. Todas as denúncias até agora descobertas e comprovadas eximiam o fundador do Partido dos Trabalhadores.

De acordo com a Veja, o engenheiro Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, preso desde novembro, tem cogitado fazer a delação premiada para se livrar da encrenca que se envolveu na Operação Lava-Jato. Esta atitude pode envolver diretamente o ex-presidente Lula no esquema de corrupção que desviou verbas da Petrobras. 

Existem três fatos que podem complicar a vida de Lula, o primeiro deles foi um pedido pessoal do ex-presidente para que a OAS reformasse seu sítio em Atibaia, São Paulo, haja vista que era lá que o ex-presidente recebia amigos e políticos. O sítio, avaliado em R$ 1,5 milhão, está oficialmente no nome de Jonas Suassuna e Fernando Bittar, ambos sócios do filho de Lula, Fábio Lula da Silva, o Lulinha. 

O segundo foi a OAS incorporar prédios inacabados da Bancoop, cooperativa ligada ao PT que já foi comandada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso recentemente pela Operação Lava-Jato. Dentre os prédios estão o Edifício Solaris, na Praia do Guarujá, também em São Paulo, onde tanto Lula quanto Vaccari possuem apartamentos nele.

Por fim, um terceiro favor, e extremamente relevante, que a pedido de Lula, o ex-presidente da OAS ajudasse o marido de Rosimary Noronha, ex-chefe do escritório da presidência da República em São Paulo e muito ligada ao ex-presidente. Pinheiro conseguiu um bom emprego para João Batista, marido de Rosimary, que antes era um pequeno empresário do ramo de construção civil. 

Se porventura Leo Pinheiro botar a boca no trombone e confirmar o tráfico de influência praticado por Lula, o castelo de areia do petista começará a ruir. A rejeição ao PT aumenta a cada dia, e se o lulismo que ainda é quem segura o resto que sobrou do partido for por água a baixo, ficará muito difícil para o partido se explicar perante a opinião pública, sepultando a imagem partidária que há anos levou pra construir. 

Em Brasília tem petista sem dormir por causa disso. Não é pra menos. O argumento que salvou o partido do sangramento no Mensalão, de que Lula não sabia de nada, dificilmente vai colar novamente com tantas evidências comprovando exatamente o oposto, e além de saber de tudo, pode ter participado diretamente.

Troca – O líder do PT na Câmara dos Deputados Sibá Machado deverá ser trocado em breve. Segmentos da bancada petista na Câmara, composta por 63 deputados, não se sentem representados por ele. Alegam que o acreano é primário, ingênuo, desinformado e de inteligência limitada, completamente aquém da capacidade que o cargo exige. 

Pegou mal - O governo de Pernambuco enfrentando uma greve na educação que pode trazer consequências negativas para o Palácio do Campo das Princesas, então o líder do governo Waldemar Borges toma a decisão de tirar o deputado Professor Lupercio (SD) da Comissão de Educação da Alepe, para colocar o deputado Presbítero Adauto (PSB) em seu lugar. A decisão foi repercutida nas redes sociais e pegou muito mal. 

Eduardo Cunha - O presidente da Câmara Eduardo Cunha segue causando. Numa reunião entre Cunha e Joaquim Levy antes da votação do projeto das terceirizações, o líder do PT Sibá Machado tentou a liberação do presidente da CUT, que havia sido barrado, para participar da sessão junto a Cunha. O presidente se negou a liberar, mas disse a Sibá que abrirá para os trabalhadores as galerias na votação das MPs do ajuste fiscal. Sibá saiu desmoralizado. 

Fugindo - A presidente Dilma Rousseff em conversa com sua equipe de comunicação, segue indecisa quanto ao fato de discursar em rede nacional no dia 1º de maio, dia do trabalhador. A presidente e sua equipe temem a realização de um Panelaço durante o pronunciamento que pode aumentar ainda mais a sua rejeição. 

RÁPIDAS

Egoísta - Peemedebistas estariam chateados com o presidente do Senado Renan Calheiros, isso porque ele não move uma palha para ajudar o senador Eunicio Oliveira (CE) numa possível candidatura à presidência do Senado em 2017, bem como não quer contribuir com o também senador Romero Jucá (RR) a construir sua candidatura à presidência do PMDB. 

Passa bem – O ex-vereador do Recife Liberato Costa Júnior (PMDB) foi levado ao Hospital Memorial São José na última sexta-feira por conta de uma indisposição. Liba, que tem 99 anos de idade, fez exames e foi liberado em seguida. Ele já está em casa e passa bem.

Inocente quer saber - Os professores aprovaram a viagem da deputada Teresa Leitão ao exterior? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando