Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A maturidade política de José Serra

Edmar Lyra, | seg, 11/05/2015 - 08:42
Compartilhar:

Um dos políticos mais importantes do Brasil, o senador José Serra (PSDB/SP) tentou por duas vezes ser presidente da República mas não obteve êxito. Tanto em 2002 quanto em 2010 foi derrotado no segundo turno por Lula na primeira vez e por Dilma Rousseff na segunda.

Serra chegou a disputar a prefeitura de São Paulo em 2012 e acabou não se elegendo. Quando pensavam que ele estava morto politicamente, ressurgiu das cinzas e foi eleito senador por São Paulo em 2014. Ao longo dos meses, vem se mostrando um excelente senador.

No Senado, José Serra tem sido uma voz firme na defesa de uma reforma política, tem encampado a tese do voto distrital para vereador em 2016 nas cidades com mais de 200 mil eleitores e tem boas chances de viabilizar o seu projeto junto ao Congresso Nacional.

Recentemente numa entrevista o senador tucano se colocou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, entendendo que tem que se respeitar a regra do jogo e não dá para tirar um presidente quando ele vai mal. Mesmo sendo contrário ao impeachment, Serra fez duras críticas ao governo Dilma chamando-o de fraco.

Ele também apontou com a crise que o Brasil vive é grave, porque na sua ótica há uma má condução da economia, na ordenação política do país, no sistema eleitoral bem como na polarização entre a sociedade sobre as pessoas que são contra ou a favor do governo, como nunca antes visto na história deste país.

Tendo sido um vitorioso homem público, chegando a ser deputado, prefeito, governador, ministro e senador, Serra tem a maturidade política que falta a muitos homens públicos do governo e da oposição, e o que ele fala é preciso ser levado em conta.

Luiz Henrique Silveira - O senador Luiz Henrique Silveira (PMDB/SC) faleceu ontem aos 75 anos de idade de um infarto fulminante. Ele foi governador de Santa Catarina e chegou a disputar a presidência do Senado no início do ano, quando obteve 31 votos contra Renan Calheiros, que foi reeleito.

Suplente - Dalirio José Beber (PSDB), primeiro-suplente de Luiz Henrique, será senador por Santa Catarina até 2019. Ele tem 66 anos e com isso o PSDB passará a ter 12 senadores na Câmara Alta, consolidando-se como a terceira maior bancada, atrás apenas do PMDB com 17 e do PT com 13.

Favorito - O deputado estadual Lula Cabral (PSB) de acordo com pessoas do Cabo de Santo Agostinho segue como favorito na disputa pela prefeitura daquele município em 2016. Ele deve enfrentar o deputado federal Betinho Gomes (PSDB) e o prefeito Vado da Farmácia, seu ex-aliado, que deve buscar a reeleição pelo PTB.

Santa Cruz do Capibaribe - Uma das principais prefeituras do Agreste, Santa Cruz do Capibaribe deve reeditar a disputa de 2012. O prefeito Edson Vieira (PSDB) deve enfrentar o ex-deputado federal José Augusto Maia (PTB). Edson terá novamente o apoio do deputado Diogo Moraes (PSB), primeiro-secretário da Alepe.

RÁPIDAS

Vice-prefeito - Heraldo Selva (PSB) pelo visto tem vocação pra ser vice. No PSDB há quem afirme que ele será novamente candidato a vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, desta vez de Conceição Nascimento (PSDB), a escolhida de Elias Gomes. Heraldo foi candidato a vice-prefeito de André Campos em 2008 e de Elias em 2012.

ACM Neto - Considerado o melhor prefeito do Brasil, ACM Neto, que comanda Salvador, está se articulando para migrar para o PDT. De acordo com algumas pessoas do meio político, ele depois de buscar a reeleição e logrando êxito, tentará ser governador da Bahia ou candidato a vice-presidente em 2018.

Inocente quer saber - Depois do episódio do Ocupe Estelita ficar acampado na frente do prédio de Geraldo Julio, será que o prefeito conseguiu aumentar a sua popularidade perante a sociedade? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando