Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Pesquisa feita pelo Instituto Múltipla mostra empate numérico na corrida ao governo de Pernambuco

Aldo Vilela, | sex, 04/05/2018 - 10:20
Compartilhar:

Uma pesquisa do Instituto Múltipla que é da cidade de Arcoverde e foi realizada em todo o Estado de Pernambuco com 600 questionários, entre 27 de abril e 1º de maio deste ano, mostra um empate técnico entre o governador Paulo Câmara (PSB), a vereadora Marília Arraes (PT), o senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado Mendonça Filho (DEM) na disputa pelo governo estadual.  O governador Paulo Câmara aparece com 15,5% de intenções de voto, já a vereadora Marília aparece com 15%, já o senador Armando Monteiro Neto surge com 14,5% e o ex-ministro da educação Mendonça Filho aparece na pesquisa com 11%. Registrando que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Essa pesquisa, feita sob encomenda pelo próprio instituto, está registrada no TRE-PE sob o número 03562/2018, e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00402/2018. A pesquisa foi feita de maneira estimulada com apresentação de um cartão ao eleitor com os nomes de todos os pré-candidatos hoje ao governo do estado de Pernambuco. Quem aparece muito baixo na pesquisa e 5º colocado é o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) com 3,8%, seguido pelo deputado Odacy Amorim (PT) com 2,3%, o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (Rede) com 1,5%, o ativista José de Oliveira (PT) com 1,2%, o coronel Luiz Meira (PRP) com 0,8% e Daniela Portela (PSOL) com 0,3%. Brancos e nulos somam 23,3%, indecisos 7,5% e não sabem ou não quiseram responder 3,3%.

Mais um cenário de pesquisa

Em um cenário em que são mostrados os apoios a cada um dos candidatos, o resultado seria o seguinte: Marília Arraes (PT) apoiada pelo ex-presidente Lula: 49,8%, o governador Paulo Câmara (PSB) apoiado pelo ex-ministro Joaquim Barbosa: 10,5%, Armando Monteiro (PTB) sem apoio de nenhum presidenciável: 8,7%, Coronel Meira (PRP) apoiado pelo deputado federal Jair Bolsonaro: 4,7%, Júlio Lossio (Rede) apoiado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva: 1,2% e Daniele Portela (PSOL) apoiada por Guilherme Boulos: 0,5%.

Mais votos

Os votos Brancos, nulos e indecisos: 24,6%. Num cenário em que Paulo Câmara (PSB) seria apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), o governador iria para 47,7%.

Outro cenário apresentado

Em um segundo cenário com apenas Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes (PT) e Armando Monteiro (PTB) e novamente houve empate técnico entre os três. Nessa hipótese, o governador teria 24%, a vereadora 21,5% e o senador 17,3%. Neste cenário apresentado os votos Brancos e nulos resultaram em 25,7%.

Guerra pelo senado

Na pesquisa para intenção de votos de senador, o deputado Jarbas Vasconcelos (MDB) está em 1º lugar com 20% das intenções de voto, seguido pelo senador Armando Monteiro (PTB) com 15,8%.

Mais senadores

Seguindo a pesquisa o senador Humberto Costa (PT) aparece com 12%, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) com 11,3%, o deputado estadual André Ferreira (PSC) com 5,7%, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) com 5,2%, o advogado Antonio Campos com 3,7%, o ex-prefeito José Queiroz (PDT) com 3,2%, o ex-prefeito Júlio Lossio (Rede) com 2,3%, Eugênia Lima (PSOL) com 2,0% e Antonio Souza (?) com 1%. Brancos, nulos e indecisos, 41,4

Filha de Temer se enrosca com a PF

Uma das filhas do presidente Michel Temer, disse à Polícia Federal que usou empréstimos e dinheiro da mãe para pagar uma reforma em sua casa, em 2014. Esta obra é investigada pela PF, que suspeita que o presidente tenha feito traquinagem nesse processo e lavado dinheiro de propina com reformas em imóveis de familiares e em transações imobiliárias em nomes de terceiros, na tentativa de ocultar bens. O detalhe é que Maristela não apresentou comprovantes.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando