Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

PODCAST: Por que o presidente Bolsonaro produz tantas crises?

Cientista analisa o cenário político brasileiro

Adriano Oliveira, | seg, 27/04/2020 - 09:36
Compartilhar:

No podcast desta segunda (27), o cientista político Adriano Oliveira aponta as questões que atrapalham a estabilidade política do presidente, que constantemente produz crises, como já dito em outras edições do Descomplicando. Para Adriano, há dois motivos: o primeiro é o temperamento do presidente e o segundo é a sua dependência e o comportamento dos filhos. Sobre o primeiro deles, o cientista analisa as falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que dá a entender que acredita que a sua eleição confere plenos poderes a ele, podendo, inclusive, exigir relatório de órgão que precisam agir independentes. Um exemplo é a Polícia Federal, que precisa ter a liberdade de seguir com os seus processos sem a interferência de fora.

Acerca do segundo, Adriano aponta que os filhos são uma base moral para o seu governo. Não política, já que essa é composta hoje por Paulo Guedes e os militares - antes também havia a presença de Sérgio Mouro, mas este pediu demissão na sexta (24). Os três filhos do presidente tem uma percepção muito parecida com a do pai, de ideia de poder ilimitado e também são geradores de crise. 

O cientista aponta que esses motivos fazem com que a sociedade não confie no presidente, figura que é previsível já que está sempre produzindo crises. Ele precisa mudar o seu temperamento e se afastar politicamente dos filhos. Adriano não acredita que ele conseguirá, havendo mais instabilidade e discussões sobre um impeachment.

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

Confira mais uma análise a seguir:

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando