Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A rua mais movimentada do mundo

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

por Camilla de Assis | seg, 06/03/2023 - 14:57
Compartilhar:

Toda cidade tem seu centro comercial, uma rua ou região com alta presença de lojas populares, grande fluxo de pessoas constante e forte impacto na economia local. Hoje, no entanto, não é preciso estar em uma rua movimentada para ter um negócio bem-sucedido. Ora, a rua mais movimentada do mundo está acessível a qualquer um, de onde quer que esteja. O nome dela é Internet.

Vou além. Não só essa grande via digital pode ser facilmente percorrida, como quem ainda não começou a trilhar seu caminho de bits e bytes está perdendo grandes oportunidades. Os negócios e produtos digitais são o futuro das empresas. Isso não quer dizer que se vai passar a vender apenas infoprodutos, mas os produtos físicos também podem e devem ser comercializados on-line. É que a internet não tem barreiras. Pelo contrário, ela veio para destruir muros, criar pontes, exponencializar negócios e amplificar vozes. Qualquer pessoa pode se comunicar com qualquer outra pessoa, basta ter uma conexão. Da mesma forma, qualquer pessoa pode vender seu produto para outro lugar do planeta (e aí, claro, entram questões como logística e preços).

Um dos grandes conceitos do mercado atualmente é a escalabilidade. Um produto é escalável, ele pode ser reproduzido com facilidade e sem aumento de custos. Por exemplo, um infoproduto é produzido uma única vez e distribuído a todos que os adquirem. Escalabilidade é uma grande estratégia de crescimento e deve ser premissa para o sucesso na internet. O que não quer dizer que produtos físicos não sejam escaláveis. A escalabilidade é uma característica muito presente em startups, por exemplo. Faz parte do modelo de negócio desse tipo de empresa crescer com velocidade, o que é possível por meio de produtos ou serviços escaláveis.

Mas, mesmo que um empreendimento não seja escalável, a internet o torna globalizado, atingindo públicos diversos. Foi-se o tempo em que só era possível fazer negócio dentro do próprio bairro ou da própria cidade, por exemplo. A clientela, hoje, está até mesmo em outros países. O que leva a outra constatação: a concorrência também se tornou mundial. Essa mudança na essência da competição por clientes exige uma série de adaptações, como melhoria dos serviços prestados, atenção a tendências e busca constante por inovação e diferenciação. Não é um trabalho fácil, mas pode trazer ganhos exponenciais.

A internet é como uma grande rua de comércio, que percorre o mundo inteiro. Nela, trafegam os mais diversos produtos e serviços, com origens e destinos os mais diversos. Não se pode ignorar o poder da internet de impactar negócios e carreiras, mas há que se saber utilizá-la da maneira mais proveitosa. Seguir por uma via digital nunca pareceu tão real.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando