Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Paulo Câmara acerta em cheio ao ajudar prefeitos

Edmar Lyra, | ter, 10/11/2015 - 08:41
Compartilhar:

Quando ninguém ainda falava em crise no início de 2013, o então governador Eduardo Campos lançou o Fundo Especial de Apoio aos Municípios (FEM) visando contribuir com os gestores no intuito de melhorar a situação dos municípios, que já não era boa por conta das desonerações patrocinadas pelo governo federal que atingiam diretamente o Fundo de Participação dos Municípios, que vinha mês a mês sendo reduzido.

O FEM foi recebido com festa pelos prefeitos porque representava uma espécie de décimo terceiro para que os prefeitos pudessem apresentar alguma coisa aos seus eleitores, como a construção de escolas, praças, reformas de equipamentos públicos, etc. Tanto em 2013 quanto em 2014 o FEM foi a salvação da lavoura para os prefeitos pernambucanos.

Com a crise agravada, o FEM de 2015 foi visto como uma notícia alentadora para os gestores, até mais do que nos anos anteriores. Porque os repasses do FPM continuaram a cair drasticamente. De nada adiantou o apelo dos mais de 5 mil prefeitos brasileiros para que o governo federal encontrasse uma saída para a situação dos municípios. Isso ficou evidente quando a presidente Dilma Rousseff fez e continua fazendo ouvido de mercador para os pleitos dos municípios.

Ontem o governador Paulo Câmara, em pouco mais de dez meses do seu governo, talvez tenha realizado o maior ato da sua gestão, ao divulgar o resultado do escritório de projetos, que selecionou 47 propostas para urbanização, saneamento, meio ambiente e saúde. As medidas irão beneficiar diretamente 123 municípios espalhados por todo o estado de Pernambuco.

Além disso, o governador vai liberar R$ 30 milhões do FEM dos anos de 2013 e 2014, que estavam parados por entraves burocráticos. A medida foi recebida com alegria pelos prefeitos que não sabiam mais o que fazer para contornar a situação, que é caótica. Tem prefeito que está considerando a hipótese de não pagar o décimo terceiro salário dos servidores porque a prefeitura simplesmente não tem recursos.

O governador Paulo Câmara saiu do ato ovacionado pelos prefeitos, porque, diferentemente da presidente Dilma Rousseff, demonstrou sensibilidade com a situação peversa que se encontram as finanças das prefeituras espalhadas pelo Brasil inteiro.

Eduardo Marques - Vereador do Recife há 27 anos e exercendo o sétimo mandato na Casa José Mariano, Eduardo Marques da Cunha decidiu trocar o PTB do ministro Armando Monteiro pelo PSB do prefeito Geraldo Julio. Outro que deve ingressar na legenda socialista é o empresário Carlos Gueiros, igualmente filiado ao PTB.

Alexandre Lacerda - O ex-vereador Alexandre Lacerda deverá mesmo ser candidato nas eleições do ano que vem. Alexandre, que exerceu um mandato na Casa José Mariano entre 2009 e 2012 não conseguiu a reeleição por uma diferença de apenas setenta votos pelo PRTB. Escaldado, ele espera voltar para o legislativo municipal em 2016.

Insatisfeito - O prefeito de Caruaru José Queiroz ficou muito desapontado com o Palácio do Campo das Princesas que permitiu que o comando do PSB na capital do forró ficasse nas mãos da deputada Raquel Lyra. Ele esperava apoiar Jorge Gomes, seu vice, para a disputa de 2016 com o aval do governador Paulo Câmara.

Destino - Socialistas históricos, o vice-prefeito Jorge Gomes e a ex-deputada Laura Gomes poderão anunciar em breve a desfiliação do PSB. O destino deles pode ser o PDT do prefeito José Queiroz. Uma vez no PDT, Jorge Gomes teria a garantia de que seria o candidato natural à sucessão de Queiroz no ano que vem.

RÁPIDAS

Vice - O empresário Tonynho Rodrigues afirmou numa rádio de Caruaru que o grupo político do deputado Tony Gel pode conversar com Raquel Lyra para as eleições de 2016. A declaração de Tonynho fortalece a tese de que ele poderá mesmo ser o vice da deputada na disputa pela prefeitura em 2016.

Negativo - O PT do Recife se apressou em divulgar uma nota negando que Marilia Arraes poderia ser a candidata do partido à prefeitura do Recife no ano que vem, mas deixou as portas abertas para que a neta de Arraes se filie ao partido e possa "participar das discussões internas".

Inocente quer saber - Na condição de ministro da presidente Dilma Rousseff, não seria mais coerente Armando Monteiro inaugurar as obras federais em Pernambuco em vez de Humberto Costa?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando