Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Marília Arraes pode ser a candidata do PT em 2018

| sex, 18/11/2016 - 12:39
Compartilhar:

Reeleita para o terceiro mandato na Casa José Mariano com uma expressiva votação, a vereadora Marília Arraes obteve um resultado simbólico e talvez seu melhor desempenho desde que estreou nas urnas em 2008, não necessariamente pelos votos já que foi a sexta mais votada, mas por toda a conjuntura envolvendo a sua candidatura, que sem sombra de dúvidas lhe consolidou politicamente.

Marília foi candidata sob a desconfiança de muita gente, porque nas duas vezes que se elegeu contou com a estrutura robusta do PSB, partido do seu avô e do seu primo Eduardo Campos, com quem rompeu em 2014. Além desses fatores, havia a postulação do seu marido, o vereador Felipe Francismar, mas isso não foi óbice para que ela alcançasse mais um mandato na Casa José Mariano.

Com a rejeição ao PT, pessoas consideraram que Marília estava cometendo suicídio político, mas talvez tenha sido neste movimento a chance de se consolidar como uma liderança política no estado. Com o partido bastante enfraquecido no estado, Marília pode ser o nome a ser "sacrificado" para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, uma vez que ninguém está disposto a formalizar aliança com o Partido dos Trabalhadores e nenhum nome do partido com densidade eleitoral está disposto a entrar na empreitada.

Uma vez candidata a governadora, Marília não só arma um palanque para o partido no estado ajudando a fortalecer as chapas proporcionais, como fará um contraponto simbólico ao PSB e ao governador Paulo Câmara. Caso se confirme a candidatura, ela terá a grande oportunidade da sua vida de se firmar na política ainda que venha a perder a eleição, o que é mais provável, e terá a partir de então a chance de alçar vôos ainda maiores em outras eleições.

Verticalização - O ministro da Educação Mendonça Filho, que apoiou a candidatura do prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR), deverá indicar o secretário de Educação na futura gestão, cujo nome tende a ser o engenheiro José Carlos Campos (DEM), que já foi secretário na cidade por três ocasiões desempenhando muito bem as suas funções.

Comando - Além de indicar José Carlos Campos para a secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes, o ministro Mendonça Filho deverá entregar a presidência do Democratas no município ao seu aliado político, que é uma figura muito querida em Jaboatão dos Guararapes e só não é vice-prefeito eleito por conta de um equívoco do atual comando da sigla na cidade.

Versão - O deputado estadual Silvio Costa Filho, presidente estadual do PRB, negou que a conversa com o ex-prefeito João Paulo tenha girado em torno da filiação do petista ao PRB. De acordo com o líder da oposição na Alepe, a conversa serviu para fazer um balanço das eleições municipais e analisar a conjuntura. Silvio também afirmou que não crê na saída de João Paulo do PT por toda identificação que ele construiu ao longo dos anos com o partido.

Desconfiança - Pessoas do meio político pernambucano acreditam que Elias Gomes não assumirá a presidência estadual do PSDB. Na ótica de um atento observador da cena política, os tucanos devem seguir sob o comando do deputado estadual Antonio Moraes, que saiu muito mais fortalecido politicamente das urnas que o futuro ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

RÁPIDAS

Rio de Janeiro - Vivendo um caos absoluto nas contas públicas, o Rio de Janeiro presenciou em apenas dois dias a prisão dos ex-governadores Anthony Garotinho e Sérgio Cabral, responsáveis diretos por toda a situação vivida pelos fluminenses.

Intervenção - Hoje completa um ano que o governador Paulo Câmara (PSB) nomeou o coronel Mário Cavalcanti como interventor estadual em Gravatá. O afastamento do prefeito Bruno Martiniano (sem partido) foi solicitado pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sendo autorizado pela unanimidade dos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJPE).

Inocente quer saber - O prefeito Geraldo Julio fará mudanças significativas no seu secretariado?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando