Opinião Brasil discute legalização da maconha

Produção e consumo já foram liberados no Uruguai

| seg, 26/05/2014 - 11:31
Compartilhar:

O programa Opinião Brasil dessa segunda-feira (26) fala sobre os prós e contras da legalização da maconha no Brasil. Para falar sobre o assunto, o jornalista Alvaro Duarte entrevista Rodrigo Cariri, médico e professor da Universidade Federal de Pernambuco, o historiador e participante da organização da Marcha da Maconha em Recife, Thiago Carvalho e também o doutorando em Sociologia, Wagner Arandas.

Recentemente o Uruguai legalizou a produção e consumo da maconha. De acordo com as normas implementadas, os cidadãos uruguaios e residentes permanentes maiores de 18 anos, terão permissão para consumir a maconha. O consumidor que comprá-la em farmácias deverá se registrar antes e turistas e estrangeiros não poderão comprá-la.

No Recife há 8 anos um grupo sai as ruas da capital em prol da legalização da maconha. "Aqui não existe só a marcha. Durante o ano todo, promovemos debates e seminários mostrando que o sistema repressivo falhou. É hora de legalizar a maconha no Brasil", enfatiza Thiago. A opinião também é compartilhada pelo médico Rodrigo Cariri. Segundo ele, a população se ilude achando que a maconha é uma droga nociva. Para o médico, crack, cocaína e álcool são substâncias mais devastadoras. "A proibição não tem causado nenhum efeito sobre o uso. Não adianta reprimir. Quem paga são as classes menos favorecidas", afirma.

Em posição contrária se coloca o psiquiatra Gustavo Arribas, que aponta pesquisas que mostram que o uso constante da substância pode causar esquizofrenia. Confira o programa completo no vídeo acima.

O Opinião Brasil é apresentado por Alvaro Duarte e exibido toda segunda-feira no LeiaJá.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando